Últimas

Por que nos culpamos tanto? 

Por Liggia Ramos 14/10/2020 ÀS 18H00
Que tal livra-se da culpa que corrói sua energia e vitalidade? Que tal livra-se da culpa que corrói sua energia e vitalidade? - Shutterstock

Em minha rotina de consultas e atendimentos, percebi o quanto as pessoas se sentem culpadas por diversas situações que ocorreram em suas vidas. A culpa é um sentimento que surge do fracasso em relação a projeção de algo ou de alguém. Quando não atingimos as expectativas criadas, nos frustramos e geramos o sentimento de culpa.

Este sentimento existe para perceber onde o erro está e agir rapidamente para corrigir. Acontece que, a maioria das vezes, não assumimos a responsabilidade do erro, não corrigimos a tempo e ainda damos permissão ao sofrimento que vai agravando o sentimento, virando uma bola de neve que se arrasta por anos de culpa, paralisando a vida, ficando preso ao passado e se rendendo ao vitimismo. E pra completar, vem a ansiedade de querer resolver tudo do dia pra noite para se livrar disso. Oras, se tenta remediar, por que não agiu no devido tempo, lá atrás, logo após reconhecer o erro? 

Acalme-se! Não estou criticando e sim, trazendo pra realidade e te ajudar a sair desta faixa vibracional de culpa (saiba mais neste artigo). Vamos falar da sua própria vida. Veja bem, todo dia você é abençoado por mais um dia de vida e tem a liberdade de escolher o que fazer com ele, de acordo com a pessoa que é naquele momento. No dia seguinte, você já não é mais o mesmo que o dia anterior, está mais experiente e com mais informações agregadas em seu corpo, mente e espírito e recebe novamente um novo dia de vida para fazer dele o que quiser e assim, sucessivamente. 

O que quero frisar é que a cada instante fazemos escolhas e elas são feitas de acordo com o que vibramos, pensamos e sentimos naquele instante, ou seja, agimos de acordo com o que temos de melhor naquele momento, compreende isso?   

Por isso a importância de estar vigilante quanto às suas próprias ações e sentimento para que, no instante que perceber que fez algo de errado, corrigir imediatamente para te livrar do sofrimento. Lembre-se: a culpa é como o sentimento de raiva, é pra sinalizar que algo está errado e movimentar para correção (ação). 

Agora que já sabe como funciona, que tal livra-se da culpa que corrói sua energia e vitalidade? Que tira a sua coragem e vontade de viver em perfeita harmonia e em prosperidade com o Universo?  

Primeiro passo – perdoe-se! E agradeça a pessoa que você era naquele momento. Não julgue mais. Saiba que esse sofrimento nada mais é do que soberba que querer ser o centro das atenções até no negativo; 

Segundo passo – seja realista com o momento presente e veja o que de fato precisa fazer para corrigir a rota e trilhar pelo caminho da prosperidade; 

Terceiro passo – se carrega culpa por ter prejudicado alguém, peça perdão sem esperar nada em troca. Apenas faça sua parte e veja a mágica acontecer: a sensação de alívio por ter se livrado disso. E quanto ao outro, se não te perdoar ou ao mesmo te dar a oportunidade de explicar; deixa pra lá que é a pessoa que ficará em baixa vibração e não você; 

Quarto passo – tem culpa e a pessoa não vive mais aqui neste mundão de Deus? Ore, ore muito pedindo perdão pois a pessoa ainda existe, mas em outro plano espiritual. Se você fizer tudo de coração, Deus transmitirá a sua mensagem; 

Eis alguns simples e práticos passos para eliminar a culpa de forma definitiva. Este tema é amplo e merece mais aprofundamento, porém, tenho certeza que com tudo que foi escrito aqui já te ajudará a dar os primeiros passos rumo à liberdade e a paz de espírito.  

Deseja que continue com o assunto? Escreva para nossa redação ([email protected]) ou pra mim mesma no meu Instagram que está escrito abaixo!

TEXTO: Liggia Ramos | Numeroterapeuta e Taróloga 

INSTAGRAM@liggiaramos

LEIA TAMBÉM: 

02762