Fale conosco

Bem estar

Entenda a importância de equilibrar as emoções para ser mais feliz

Saiba como equilibrar as emoções para ser mais feliz - Shutterstock

As nossas emoções, sentimentos, vida afetiva e familiar estão ligados ao elemento água, um dos elementos mais importante na vida. Estima-se que 70% da superfície do planeta é composta por água assim como o corpo humano também é composto, em maior parte, de água.

Agora, imagina você as reações que o nosso corpo sofre com as constantes alterações emocionais que permitimos que aconteça. Para te ajudar a compreender suas emoções e começar a agir rumo ao equilíbrio, veja a explicação abaixo:

  • As emoções fazem parte de um complexo conjunto de ações que geram alterações no corpo e gera determinado comportamento (reação) o qual não temos controle. São estímulos do inconsciente e é passageira. Exemplo: a sensação de medo diante de um perigo; a sensação de alegria por ter tido uma surpresa agradável; a sensação de ciúmes ao ver que a pessoa amada sendo flertada por alguém; a sensação de raiva por ter batido o carro, entre outros.
     
  • Já os sentimentos, vem de forma consciente depois do disparo da emoção (explicado acima) e cria-se uma memória, portanto, é duradouro.
    Exemplo: o sentimento de alegria que ficou ao lembrar da agradável surpresa; o sentimento de tristeza ou de perda por lembrar da batida do carro e as consequências que isso trouxe; o sentimento de medo que vem ao lembrar da situação de perigo que sofreu gerando um trauma pra vida, entre outros.

Agora que você já sabe diferenciar entre sentimentos e emoções, para ter uma vida mais equilibrada e não ser mais assombrado pelos altos e baixos emocionais, hora de fazer um exame constante e diário de tudo que vem sentindo e em relação a tudo que envolve sua vida. Pra isso, requer coragem pra reconhecer a necessidade disto, pois, de nada adiantará se for resistente e orgulho. Se perceber que a vida travou, que tem constantes pensamentos e sentimentos de medo e vazio, insônia e fadiga é necessário agir e o primeiro passo é: estou sofrendo com emoções vazia e passageiras com atitudes (ou ataque) impulsivas ou são más lembranças que se perpetuaram em mim e vem limitando a minha felicidade?

Lembra que nosso corpo é feito de aproximadamente 70% água? Sabe o que acontece com o corpo quando ficamos remoendo tristeza, medo, rancor e raiva? Vira como um esgoto que está cheio de má água (mágoa) ou água suja com dejetos e detritos, ou seja, o nosso corpo baixa a vibração a ponto de só se alimentar e realimentar emoções e sentimentos (os pensamentos também) ruins, trazendo ainda mais tristeza e bloqueando qualquer possibilidade de sentir a felicidade, amor e alegria - confira a escala Hawkins.


Viu como é importante estarmos vigilantes? Eu sei que somos diariamente bombardeados por diversas notícias e situações de todos os tipos. Não é possível controle o que chega até a nós, porém, podemos ESCOLHER o que fazer com o que chega a nós. Pra isso, trago algumas dicas pra te ajudar a equilibrar o que sente para começar a ter uma vida mais saudável e feliz:
 

  • Questione tudo o que pensa e sente para identificar o que é sentimento e o que é emoção que é passageira e que não vale a pensa gastar energia com isso (se for algo ruim);
     
  • Faça meditação com harmonização com um copo de água (copo de vidro transparente com água). Fixa seu olhar na água, respire profundamente para acalmar a mente e o coração, e faça uma oração a Arcanjo Gabriel para ele tirar a dor ou sofrimento que sente e no lugar, se reestabeleça a alegria, a paz, e por aí vai;
     
  • Ore pra Gabriel a qualquer momento que sentir necessidade de equilíbrio e inteligência emocional;
     
  • Bateu ansiedade e angustia? Está cansado e sem energia? Procure estar em contato com a natureza: banho, banho de rio, mar, cachoeira, reger as plantas, lavar louça e roupa e beba no mínimo 2 litros de água pura diariamente;
     

Se precisar, tome Florais de Bach. É excelente para manter nossas energias em alta.

Lembre-se sempre: A água é elemento de purificação de energias estagnadas e negativas, hidratação, dos ciclos e movimentos. É o fluxo da vida! Logo, se esforce para estar em equilíbrio para ter sua vida fluir em felicidade e satisfação.


TEXTO: Liggia Ramos | Numeroterapeuta e Taróloga

INSTAGRAM: @liggiaramos
 

LEIA TAMBÉM:
 

Por