Fale conosco

Misticismo

Patuá: saiba o que é e aprenda a fazer o seu!

Você sabe o que é um patuá? - Shutterstock

Patuá nada mais é do que um amuleto, uma ferramenta em que você trabalha uma determinada energia ou aspecto que você precisa desenvolver com mais pontualidade e harmonia dentro de você.

Diversas religiões e tradições costumam utilizar um patuá, ou amuleto, para trabalhar uma determinada energia. É comum em religiões de matriz africana pessoas utilizarem esse amuletos com a força daquela energia em que a pessoa é iniciada.

O patuá também é um instrumento utilizado para trazer sorte ou para ser um patuá de proteção. Aliás, você pode criar para qualquer finalidade. Porém, é importante que para fazer uso deste instrumento, é necessário que você tenha fé e muita determinação.

Um patuá pode ser feito com um pedaço de tecido pequeno, incluindo dentro desse tecido elementos que façam referência a uma determinada energia. Há também que faça com pedaço de couro e pendure o patuá no pescoço ou aqueles que utilizam símbolos sagrados que carregam determinada energia e o usam com um anel, na pulseira ou até mesmo como um elemento de decoração de um caderno, por exemplo.

Um exemplo comum de patuá são aquelas fitas coloridas que têm como intenção nos trazer bênçãos. Elas são amarradas no pulso do devoto, e se usa até que a fita arrebente sozinha.

Outros exemplos são de quem utiliza um símbolo em uma corrente pendurada no pescoço para trabalhar um aspecto na sua vida ou simplesmente como proteção ou agradecimento a uma graça alcançada, e por aí vai.

Existe uma infinidade de elementos ligados aos humanos, desde o período pré-histórico encontramos referências que seguem até os tempos de hoje.

Como fazer o seu patuá

Para fazer um patuá do amor: pegue um pingente em formato de coração e depois você pode banhá-lo em um preparado de ervas que contenham, rosas brancas, rosas vermelhas, artemisa, Guiné, e jasmim. Enquanto prepara esse banho, você deve fazer todos os seus pedidos de amor, pode ser para fortalecer a sua relação ou até mesmo entrar em um novo amor. Lembre-se de fazer esse pedido de todo seu coração. Após o banho pronto, você deve banhar o pingente no preparado e fazer novamente os seus pedidos. Após isso você deve se banhar com essa água do pescoço para baixo e após utilizar esse pingente do seu pescoço como amuleto. Vale lembrar que é importante que você trabalhe suas emoções e se coloque em ressonância com a energia do amor para que você realmente tenha resultados daquilo que você busca.

Patuá para prosperidade: esse amuleto serve para atrair prosperidade ou até mesmo melhores resultados financeiros, você vai precisar de precisar de um saquinho amarelo, 7 folhas de louro, 7 de cravo, 7 sementes de girassol, 1 pingente em formato de peixe, uma pedra pirita e 3 moedas correntes na cor dourada. Coloque todos esses ingredientes dentro do saquinho amarelo e faça uma oração do fundo do seu coração pedindo a prosperidade, a sua recolocação profissional ou equilíbrio financeiro que se deseja. Depois, você deve carregar esse patuá da prosperidade sempre consigo, no bolso, na bolsa ou na sua carteira, se couber.

Símbolos

Os símbolos utilizados no patuá carregam em sua essência a egrégora associada a determinadas energias e forças. Conheça e venha como usar alguns deles:

Mão de Fátima

Coloque em qualquer ambiente da sua casa. A Mão de Fátima, ou Hamsá, é um símbolo muito popular e tem como finalidade representar as bênçãos e proteção. Esse símbolo fala do amor, dinheiro, saúde, prosperidade e abundância na nossa vida. Nesse talismã, tem o símbolo do olho que tudo vê, portanto, traz na sua capacidade o poder de afastar o mal olhado e mau agouro

Trevo de 4 folhas

Por sua realidade, o trevo de quatro folhas é a representação da sorte, é uma planta muito comum entre os irlandeses, reconhecida pelos druidas, como um sinal de sorte, de força sobrenatural e energia da transformação, lembrando que o  número 4 é visto como o número da perfeição, fala dos valores, da estabilidade,  equilíbrio e autonomia em si. Você pode ter um vasinho desse na sua casa ou plantar no seu jardim.

Como visto, existem diversas formas de trabalhar sua energia. Então, se precisar de ajuda, conte com a força dos amuletos e seja feliz.

Texto: Renata Prado, psicanalista e taróloga

Instagram: @renataprado.oficial

LEIA TAMBÉM:

Por