Fale conosco

O que vc está procurando?

Autoconhecimento

Traição nos relacionamentos: entenda as principais causas para a quebra de confiança

traição de um casal
Entenda os motivos da traição - Foto: Shutterstock

Por que as pessoas traem? Sempre reforço que os motivos podem ser diversos e muitas vezes não diz respeito a você ou ao que você oferta ao outro. Algumas das principais razões que levam homens e mulheres a traírem, no meu ponto de vista são: o tédio, a solidão, a vingança, a excitação que a situação desperta, a busca de liberdade e intensidade sexual, hipersexualidade, dúvidas sobre o relacionamento, entre outras tantas. Mas, não seria mais fácil tentar resolver estas situações do que partir para a traição?

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Traição e as pessoas narcisistas

As pessoas com mais características neuróticas e narcisistas, bem como aquelas desprovidas de traços como a afabilidade e a honestidade, são mais propensas a trair.

Alguns não sabem lidar com as crises no relacionamento, não conseguem expor suas insatisfações e usam a traição como fuga da realidade. Outras, ainda, são infiéis de caso pensado. Se uma pessoa tem tendência a ser infiel, ela será, por mais que possa estar vivendo um relacionamento satisfatório. Trair é uma escolha! 

Há solução?

O diálogo é a melhor forma de se cultivar a intimidade entre o casal. Expor suas dúvidas, medos e insatisfações é o primeiro passo para uma relação saudável. Quando sentir que o par está diferente, que o sexo não é mais a mesma coisa, coloque as cartas na mesa. Para discutir problemas no relacionamento é essencial que o casal defina o que constitui uma traição, violação de confiança ou ato de desonestidade.  Sempre conversem a respeito, pois tudo que for acordado não sai caro pra ninguém. Cabe lembrar aquela frase tão empática do Jung: “Ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

Ego: mocinho ou vilão?

Lembrando que todos trazem a necessidade do ego de serem vistos, admirados e reconhecidos. O uso da frase chavão: “não faça para os outros o que não quer que façam com você” faz todo sentido ao escolher trair.  É preciso se colocar no lugar do outro para compreender melhor suas necessidades. Ao estarem juntos tentem se desconectar para conectar, pois é um hábito que precisa ser adquirido, caso contrário, logo, logo, vocês serão dois estranhos dividindo o mesmo ambiente. Antes da traição, pare e pense: vale a pena arriscar o que quero para uma vida toda por uma aventura? 

Texto: Alessandra Assis é psicóloga, especialista em comportamento e relacionamento

Leia Também

Astrologia

Você quer saber quais são os signos mais amorosos? A astrologia pode responder isso, segundo o astrólogo João Bidu

Sonhos

Até mesmo sonhos relacionados a amizade pode carregar este significado. Conheça aqui os sonhos que podem indicar traição

Simpatias

Está brigando com o seu companheiro? Veja simpatias para acalmar o relacionamento e conviver em paz com o seu amor

Astrologia

Compreender as características dos signos de Terra pode te ajudar a estabelecer bases sólidas para um relacionamento saudável com eles