Fale conosco

O que vc está procurando?

Autoconhecimento

Jornada para o Autoconhecimento: lições do Bhagavad Gita para uma vida melhor

Lições de um dos maiores poemas épicos da Índia para vencer nossa Guerra Interior. Inspire-se no Bhagavad Gita para uma vida melhor

duas amigas com ombros juntos dando risada para a câmera em fundo azul
Conheça este poderoso poema épico - Foto: Shutterstock

À medida que a vida nos conduz por novos caminhos e demanda ações inéditas, a persistência em manter uma identidade que já não nos serve mais pode resultar em dor, angústia e frustração. A sensação de estagnação, onde nada parece se encaixar e tudo parece desandar, muitas vezes revela a importância do autoconhecimento e da forma como lidamos com nossas emoções diante das circunstâncias. Conheça as lições do Bhagavad Gita para uma vida melhor.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE?DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

O si mesmo é o único aliado de si mesmo, e o único adversário de si mesmo.

No decorrer dessa jornada, me deparei com os ensinamentos do Bhagavad Gita, um poema épico que transcende uma batalha física e se torna uma poderosa analogia para nossa Guerra Interior, onde confrontamos nosso ego e os desafios da vida. As lições atemporais do Gita destacam que as verdadeiras batalhas a serem vencidas residem dentro de nós mesmos.

Este poema ancestral, que narra uma história de lutas de poder e castas, revela que as batalhas, assim como na vida, são inevitáveis, sendo chamadas de Dharma no contexto do Yoga. Anos após imersão nesses ensinamentos, escrevi o livro “Guerra Interior”, fundamentado nas profundas reflexões do Bhagavad Gita.

O Gita preconiza a simplicidade como a essência da vida. Na busca incessante pelo extraordinário, muitas vezes negligenciamos o que é simples e comum à nossa volta. O segredo da existência, segundo o Gita, reside na simplicidade do ser, estar e permitir. O ciclo da vida é abordado, indicando como enfrentar suas vicissitudes sem permitir que as batalhas internas nos atormentem.

Bhagavad Gita para uma vida melhor

A história do Bhagavad Gita envolve dois exércitos, representando irmãos que disputam o poder de uma cidade. A narrativa destaca Dhritarashtra, movido por ganância e sede de poder, liderando os Kauravas, e Pandu, pai de Arjuna, considerado nobre e bom, liderando os Pândavas. Arjuna, confrontado com a perspectiva de lutar contra sua própria família, busca orientação de Krishna. O diálogo que se desenrola no campo de batalha explora a ética, o destino (Dharma) e a necessidade de enfrentar as guerras interiores como um caminho inevitável para a evolução.

A música do Raul Seixas, Gita, também foi inspirada nesse poema épico e fala sobre as reflexões diante da vida, sobre quem somos e quem é Krishna – ou Deus. “Eu sou o ínicio, o fim e o meio”.

O que essa guerra nos ensina?

A cidade – representa o objetivo desejado.

Pândavas – poderoso exército de forças energéticas na luta contra o mal, sem ódio e por uma causa justa.

Kauravas – forças inferiores da alma humana, como “usurpador do trono” (mente humana). Representa as paixões, os vícios e emoções pervertidas, mundanas.

Arjuna – representa o homem em seu processo evolutivo, um aspirante consciente. A mente.

Krishna – O Eu superior. A força do coração.

Este é um convite para explorar as sabedorias do Bhagavad Gita e aplicar seus ensinamentos atemporais em busca do autoconhecimento e bem-estar.

Leia também:

Atraia bênçãos e caminhos abertos com o anjo da guarda do signo de Aquário

Signos que têm menos chance de casar esse ano: o seu está na lista?

Leia Também

Autoconhecimento

Os Kleshas estão relacionados ao hinduísmo e a yoga. Entenda os seus obstáculos internos e como superá-los

Autoconhecimento

Saiba como analisar suas emoções

Autoconhecimento

As cartas podem ser verdadeiras bússolas para identificar padrões e tendências

Autoconhecimento

A prática de estudos da Vedanta ensina um novo olhar sobre a vida e é procurada, principalmente, por líderes para melhorar resultados