Fale conosco

O que vc está procurando?

Astrologia

Mercúrio deixa o modo retrógrado: o que significa este movimento para os signos?

Mulher preocupada e chocada mantendo o queixo caído e as mãos nas bochechas, não conseguindo acreditar em notícias incríveis, vestindo camisa branca. Foto interna do estúdio isolado no fundo azul.
Confira o que significa o fim de Mercúrio retrógrado, que volta ao movimento direto hoje (18), às 10h12, no signo de Capricórnio - Foto: Shutterstock

Quando tudo parece estar dando errado, pode não ser apenas uma vibe ruim, pois as coisas que acontecem durante Mercúrio retrógrado podem ser bastante desafiadoras. Mas, a boa notícia é que hoje (18), Mercúrio volta ao movimento direto em Capricórnio! Por isso, confira o que significa esse movimento para todos os outros signos.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Afinal, o que significa isso?

“Mercúrio retrógrado” tornou-se uma espécie de expressão genérica para explicar por que algo deu errado em nossas vidas. Tudo o que pode dar errado tem essa probabilidade durante este movimento planetário – pelo menos, é assim que a gente costuma pensar. Mas o que Mercúrio retrógrado realmente significa em termos astrológicos?

Mercúrio está em movimento retrógrado quando parece “voltar” em sua órbita. Essa ilusão de ótica ocorre várias vezes no ano porque Mercúrio leva apenas 88 dias para dar uma volta ao redor do Sol, em comparação com os 365 dias da Terra. Assim, as áreas da vida regidas por este planeta também podem dar um passo na direção errada. Isso significa complicações em torno da comunicação e das viagens, já que ele simboliza as trocas e o movimento, de acordo com a Astrologia.

Mercúrio é o mensageiro dos deuses na mitologia romana. Isso indica que, astrológicamente falando, ele representa o intelecto, já que usamos a mente para nos comunicar, seja por meio da escrita ou da fala. O planeta mais próximo do Sol está associado à transmissão de mensagens, bem como o que facilita nossa vida no cotidiano. Por isso, Mercúrio retrógrado pode causar discussões com o parceiro ou contratempos.

Como Mercúrio retrógrado nos afetou?

Nada que se diz sobre Mercúrio retrógrado é realmente tão catastrófico quanto aparenta. Esse é apenas um período complicado. De fato, a comunicação e as viagens são áreas essenciais da vida – especialmente da vida moderna. O mundo atual é tecnológico e muito ligado a Mercúrio. Nossa cultura hoje é hiperconectada e hiperprodutiva.

O mundo do trabalho atual gira em torno de e-mails, conferências, formulários e, até mesmo, mensagens de Whatsapp. Mantemos contato com amigos e familiares por meio de mensagens de texto, ligações e redes sociais. Conturbar qualquer um desses aspectos da vida pode custar dinheiro e paciência, e é por isso que reservar um tempo para refletir cuidadosamente acerca de algumas coisas durante este período pode ser o ponto-chave para alcançar o sucesso.

Geralmente, estamos tão ocupados e preocupados em fazer as coisas que nos esquecemos da importância da autorreflexão. Talvez, a maneira como estamos lidando com as questões comunicativas, não seja a melhor, afinal. Quando Mercúrio esteve retrógrado, nós pudemos avaliar melhor nossas decisões em vez de simplesmente fazer as coisas no modo automático. Também pudemos observar as possíveis consequências de nossas palavras antes de enviar uma declaração de amor para o crush ou antes de querer enfrentar o chefe. Além disso, tivemos que pensar bastante antes de decidir os rumos na área dos relacionamentos.

Além disso, tivemos que prestar uma atenção especial também aos inconvenientes que surgiram, ou pessoas do passado que puderam ter aparecido do nada. Essas situações acontecem para estimular nossa mente a trabalhar de novas maneiras, superando, assim, os desafios do passado e praticando a autorreflexão e recebendo alguns insights.

Mercúrio retrógrado afetou os relacionamentos?

A comunicação é a resposta para qualquer relacionamento, e existem certas regras comunicativas que todo casal deve seguir. Seja em um envolvimento amoroso ou em uma amizade, a falta de comunicação pode levar a feridas emocionais, frustração e discussões. Mercúrio retrógrado tornou esses contratempos mais prováveis, pois foi um momento em que as mensagens podem ter sido mal interpretadas também.

Você pode ter percebido que seu parceiro se comunicou de maneira muito direta e ríspida. Às vezes, pode ter havido um erro na comunicação em que ele não conseguiu interpretar bem a sua mensagem ou em que você achou as palavras dele muito duras. Por isso, foi fácil perder a paciência e ficar furioso, mas isso, provavelmente, só piorou as coisas.

Por outro lado, pudemos aproveitar esse tempo e usá-lo para fortalecer o nosso relacionamento. Afinal, sempre temos essa escolha quando as coisas não estão funcionando da maneira que planejamos. Então, você se preocupou com os problemas na comunicação e focou em tentar resolvê-los ou você simplesmente explodiu e culpou a outra pessoa pelos erros cometidos?

O que a gente não pôde fazer durante (mas agora pode)?

Idealmente, nenhuma decisão importante acerca da vida deve ter sido tomada quando Mercúrio estava retrógrado. Contratos não devem ter sido assinados. Esse foi um momento de reflexão; não de conhecer novas pessoas ou realizar novas atividades. No entanto, agora, as coisas começam a mudar e tudo o que você veio evitando fazer até agora, finalmente poderá ser colocado em prática!

Da mesma forma, agora poderemos deixar as preocupações de lado ao planejar uma viagem. O ônibus voltará a chegar no horário certo e você, novamente, terá um lugar para se sentar. Além disso, você não precisará mais chegar 15 minutos antes do normal na estação de metrô com medo de se atrasar para o trabalho. E, se decidir viajar, as coisas tendem a dar certo. Porém, é claro que contratempos não dependem simplesmente de Mercúrio retrógrado para acontecer, e é claro que precauções sempre devem ser tomadas ao realizar qualquer coisa. O que estamos querendo dizer aqui é que, no geral, as coisas podem começar a fluir melhor, principalmente no que diz respeito à comunicação. Mas, de todo modo, esteja atento a qualquer contratempo do mundo real que, independentemente do posicionamento dos astros, sempre pode vir a acontecer.

Leia também:

Conheça os signos mais espertos do zodíaco

Comunicativos e espontâneos: como é ter o ascendente em Gêmeos?

Leia Também

Astrologia

Está na dúvida do que ler? Separamos cinco livros que alguns signos dos zodíaco podem gostar

Astrologia

Tá na fase da dúvida cruel do que seguir de profissão? Conte com a ajuda da astrologia para tomar essa decisão

Astrologia

É um romântico de plantão assumido e está em busca de comédias românticas para assistir? Veja as indicadas para os signos mais apaixonados

Astrologia

Quer entender mais sobre si mesmo através da astrologia? Saiba a personalidade típica do seu signo e veja se bate com a sua