Fale conosco

O que vc está procurando?

Astrologia

2023 começa com Mercúrio Retrógrado: o que podemos esperar do novo ano?

Mulher de negócios jovem, funcionária, usando camisa casual, sentada na mesa do escritório com o laptop, encolhendo os ombros, isolada no fundo de cor amarela lisa.
Confira as datas em que Mercúrio estará retrógrado em 2023, descubra o que esse aspecto significa e saiba o que podemos esperar do novo ano, que se inicia com a retrogradação desse planeta - Foto: Shutterstock

O novo ano começa com Mercúrio Retrógrado e, de acordo com a Astrologia, todos nós somos influenciados pelo efeito desse aspecto. Mas o que exatamente ele significa para as pessoas? Continue lendo para descobrir!

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

O que é “Mercúrio Retrógrado”?

3 vezes por ano, o planeta Mercúrio parece andar para trás no céu. Referimo-nos a esses períodos como momentos em que Mercúrio está em aparente movimento retrógrado, ou simplesmente “Mercúrio Retrógrado”. Para aqueles que praticam a Astrologia, esses períodos em particular eram tradicionalmente associados a confusão, atraso e frustração. Cartas de amor não entregues, erros de digitação e de envio de e-mails, planos de viagem fracassados… Porém, esse também é um excelente momento para que a gente possa refletir sobre o passado, e acredita-se que a intuição seja muito poderosa durante esse período.

O que é o movimento retrógrado?

A explicação astronômica para o movimento retrógrado começa com a compreensão de que os planetas do nosso Sistema Solar orbitam o Sol em diferentes distâncias e velocidades. Enquanto o nosso próprio planeta também orbita o Sol, podemos observar os outros planetas se movendo no céu, seguindo seus próprios caminhos.

Porém, às vezes, pode parecer (da nossa perspectiva) que um planeta mudou abruptamente de direção e começou a se mover “ao contrário” no céu. Isso é, claro, uma ilusão causada pela posição da Terra em relação à do planeta, já que um planeta em órbita sempre se movimenta em uma direção definida e não pode inverter seu curso repentinamente. É por isto que chamamos esse fenômeno de “movimento retrógrado”: porque parece que o planeta está se movendo para trás.

Quando Mercúrio estará retrógrado em 2023?

Em 2023, Mercúrio estará em aparente movimento retrógrado durante as seguintes datas:

– 29 de dezembro de 2022 a 18 de janeiro de 2023

– 21 de abril de 2023 a 15 de maio de 2023

– 23 de agosto de 2023 a 15 de setembro de 2023

– 13 de dezembro de 2023 a 2 de janeiro de 2024

O que podemos esperar do novo ano, que começa com Mercúrio Retrógrado?

O planeta Mercúrio rege a comunicação em todas as formas – audição, escrita, leitura, fala e assim por diante –, bem como atividades intimamente relacionadas à comunicação, como negociações e contratos. Também rege as viagens, os automóveis, e as correspondências.

Portanto, como adentraremos o ano de 2023 com Mercúrio em movimento retrógrado, pode ser importante que a gente permaneça flexível, paciente e compreensivo durante todo o ano, reservando um tempo extra para viagens e evitando assinar novos contratos dos quais não tenhamos certeza se devemos ou não fazê-lo. Além disso, é importante que verifiquemos nossos e-mails com muita atenção e planejemos muito bem as coisas antes de fazer uma viagem.

Pode ser importante também ter bastante organização com os próprios projetos e planos, esperando até que Mercúrio esteja em seu movimento direto novamente para tomar as decisões finais em relação a algo. É claro que a gente não pode parar a nossa vida, mas é importante planejar as coisas com antecedência, ter sempre um plano B e estar preparado para possíveis estresses e falhas de comunicação na vida das pessoas.

Reserve um momento para refletir

Alguns culpam Mercúrio Retrógrado por todo o caos que acontece em suas vidas. No entanto, esse é um bom momento para manter a calma e revisar a forma como nós estamos levando a nossa vida.

Por exemplo, se a família e a fé são importantes para você, será que você está colocando energia suficiente nelas ou está priorizando outras áreas, como sua carreira ou um hobby? Perder o equilíbrio entre diferentes áreas da vida pode fazer com que todos sofram, portanto, estar ciente das conexões entre elas – especialmente durante Mercúrio Retrógrado – pode nos ajudar a manter ou, pelo menos, entender melhor como esse equilíbrio deve funcionar.

Por isso, tire alguns momentos para refletir durante o próximo ano. Mercúrio Retrógrado pode ser um excelente momento para dar um passo para trás e reanalisar quem você é e o que está fazendo com sua vida. Porém, evite fazer mudanças drásticas em sua vida durante os períodos de retrogradação.

Leia também:

Lua e Mercúrio entram em sintonia: comunicação fica excelente para os signos

Ano da Lua: saiba quais são as energias do astro de 2023 para amor e carreira

Leia Também

Astrologia

É temporada para conectar com as emoções e melhorar a comunicação. Saiba o que esperar da influência de Mercúrio em Peixes para todos os...

Astrologia

Descubra o que os astros reservam para cada signo durante o emocionante período astrológico em que Mercúrio chega em Aquário

Astrologia

Mercúrio e Júpiter formam um trígono às 6h31 e prometem ativar as suas habilidades comunicativas, intelectuais, sensitivas e criativas

Astrologia

O período de Mercúrio em Capricórnio traz uma energia prática e focada, ideal para tomar decisões racionais e construir bases sólidas