Geral

Qual é a importância da fé em tempos de Coronavírus?

Por Larissa Silva 30/03/2020 ÀS 09H20
A fé é um porto seguro nos momentos de aflição A fé é um porto seguro nos momentos de aflição - Ben White/Unsplash

O que a fé significa para você? Talvez a primeira ideia que vem à mente tenha relação com a religião. No entanto, ter fé vai muito além disso. Quando acreditamos fielmente em algo que encha nosso coração de alegria, somos motivados a viver com mais serenidade e plenitude.

Os caminhos ficam mais nítidos, pois a esperança faz com que nossa mente não se prenda aos obstáculos da jornada e, assim, a caminhada passa a ter mais fluidez. A seguir, confira quais são os benefícios de ter confiança na vida e a importância da mensagem de otimismo em tempos de Coronavírus.

A fé aumenta o otimismo

A melhor companhia para os momentos de aflição é alguém com fé, pois quem crê em algo tem mais propensão a ser otimista quando se depara com situações infortunas. Quando estamos em uma fase boa da vida, não é fácil distinguir as pessoas crentes das que são descrentes, afinal, ambas estão em um ambiente confortável e de equilíbrio. Porém, quando algo ruim acontece, as pessoas que não têm crença em nada são mais propensas ao pessimismo.

Tenha mais saúde

O otimismo motivado pela fé ajuda no tratamento e no combate de doenças físicas e mentais. Isso acontece porque quando a pessoa acredita na cura, ela tem ânimo para concluir os tratamentos médicos, fica livre do estresse e da ansiedade, além de que busca por um significado para entender a situação e enfrentá-la. Acredita-se que a fé pode ajudar a se livrar de vícios e diminui os riscos de doenças cardiovasculares, infartos, acidente vascular cerebral e problemas respiratórios

Maior expectativa de vida

A fé pode auxiliar na expectativa de vida das pessoas em aproximadamente sete anos. Essas pessoas também têm mais chance de sucesso em transplantes e outras cirugias, pois ela pode reduzir os índices de estresse e propensão à infecções - quem tem fé vai muito mais longe na vida e acredita que, mesmo em situações de temor, não será influênciado pela negatividade.

São mais felizes

A crença em algo faz com que as pessoas consigam ver o lado bom da vida. Isso pode ser percebido em momentos de grande complexidade, como na pandemia do Coronavírus. Mesmo com os problemas provocados por esse vírus, quem tem fé na medicina e na humanidade consegue ter um porto seguro para se manter firme na onda de pensamentos negativos relacionados ao futuro. Assim, ter fé na vida traz benefícios de transformação no bem estar do corpo e da mente.

LEIA TAMBÉM:

01885