Fale conosco

O que vc está procurando?

Autoconhecimento

Karma e Dharma: como lidar com as escolhas e desafios da vida?

Entenda o conceito de Karma e Dharma

a palavra karma escrita em blocos
Você sabe o que é karma e dharma? Foto - Shutterstock

Existem dois termos muito usados nos estudos do Yoga: Karma e Dharma. Mas afinal, o que essas duas palavras significam e qual o impacto em nossas vidas? Em sânscrito, Karma significa ação. Ou seja, é a lei da ação e reação, do que fazemos e da maneira como reagimos às situações da vida. Tudo gera um karma, uma ação.  

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Apego e atitude

Em um trecho do poema épico Bhagavad Gita, podemos ver a seguinte tradução sobre karma: “Estabelecido no Yoga, faça as ações abandonando o apego [ao resultado] e mantenha a mesma atitude frente ao sucesso e ao fracasso, Arjuna. Essa atitude de equilíbrio da mente é Yoga.”

Castigo? 

Ao contrário do que muitos pensam, Karma não é castigo, mas sim uma oportunidade que Deus nos dá para que possamos aprender e corrigir os nossos erros e, através dessas experiências, adquirir sabedoria, caminhando rumo à evolução, que é a grande finalidade da nossa vinda a este planeta.

Numerologia Kármica

Kamila Zanon estuda o Karma através da Numerologia e explica como é possível, através do autoconhecimento, trabalhar nossas escolhas e desafios. “A Numerologia Cármica, ou Kármica, é um estudo que interpreta qual foi o acordo feito antes do nosso nascimento que está registrado através dos números contidos na nossa data de nascimento e nas letras do nosso nome, revelando todos os karmas de nossas vidas passadas que vão influenciar na nossa personalidade, nas nossas escolhas, nos nossos desafios e que determina qual a nossa verdadeira missão de vida e nosso darma nesta encarnação”, explica a especialista.

Dharma

Já o Dharma se trata do princípio moral e ético do universo. Aquilo que fazemos porque é o correto e precisa ser feito. De acordo com o Bhagavad Gita, Dharma é o caminho do dever, as leis do universo, que nos levam à realização. No sânscrito, Dharma representa qual o nosso papel na sociedade, ou seja, como devemos agir na nossa família, no nosso emprego, nos nossos relacionamentos etc. Com atitudes positivas perante nossos Karmas, fortalecemos o nosso Dharma, que é nosso ponto de equilíbrio para vivermos em paz.

Sete princípios fundamentais 

Um texto Hindu chamado Dharmashastra descreve sete princípios fundamentais do Dharma. Faça o exercício de autoconhecimento, escrevendo como está cada um desses princípios em sua rotina: Verdade; Não-violência; Não-roubo; Fidelidade; Honestidade; Autocontrole; Contentamento.

Leia Também

Autoconhecimento

Lições de um dos maiores poemas épicos da Índia para vencer nossa Guerra Interior. Inspire-se no Bhagavad Gita para uma vida melhor

Autoconhecimento

Os Kleshas estão relacionados ao hinduísmo e a yoga. Entenda os seus obstáculos internos e como superá-los

Autoconhecimento

Saiba como analisar suas emoções

Autoconhecimento

As cartas podem ser verdadeiras bússolas para identificar padrões e tendências