Fale conosco

O que você está procurando?

Autoconhecimento

Corpo mental superior: a chave para a felicidade

Conecte-se com sua energia sutil para um melhor equilíbrio na vida
Conecte-se a esse seu corpo sutil e encontre o caminho, o seu projeto de vida

De acordo com a visão espiritualista, por meio de seus sete corpos (físico, duplo-etérico, astral, mental inferior, mental superior, búdico e átmico) o ser humano está simultaneamente presente em cinco dimensões (física, energética, emocional, mental e espiritual). Cada um desses corpos e cada uma dessas dimensões possuem funções e peculiaridades importantes para o desenvolvimento do indivíduo e também da humanidade.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Para identificar se estamos no caminho certo para nós, a bússola é o sentimento de contentamento e sua consequente felicidade. Atenção: não se trata da satisfação das necessidades animalescas e dos rompantes emocionais. Mas, sim, aquele quentinho no coração, que traz a plenitude.

E você sabia que um dos seus sete corpos abriga o mapa para chegar a essa satisfação profunda e verdadeira? Trata-se do corpo mental superior, pois é nele que está o nosso projeto de vida.

Projeto de vida

O projeto de vida corresponde a missão de cada pessoa, como um propósito. É aquilo que você faria mesmo que não recebesse nenhuma remuneração para isso. Todas as pessoas possuem um projeto de vida e ele corresponde ao que faz cada um feliz. 

Entretanto, muitas vezes, não conseguimos identificar esse desejo do coração porque estamos influenciados pelas expectativas que acreditamos que os outros possuem sobre nós, pelo que a sociedade diz que é o melhor ou mesmo por processos energéticos e espirituais que estejamos passando.

Esses exemplos são demandas do ego. E, no impulso de atender a esses desejos, vamos caminhando para uma direção diferente da proposta pelo nosso projeto de vida, daquilo que está em nosso coração.

Tal separação entre o projeto de vida e o que se faz no dia a dia causa dor, sofrimento e até doenças – e temos a constante sensação de que as coisas não dão certo em nossa vida. Isso ocorre porque a plenitude e verdadeira satisfações estão ligadas à vivência do projeto de vida.

Corpo mental superior

Também chamado de mental abstrato, é esse corpo sutil do ser humano que abriga o seu projeto de vida.

Este corpo é o responsável pela atual vida na face da terra. Dotado de uma inteligência que transcende o dualismo do bem/mal, nele há uma programação e todas as informações para que cumpramos o nosso projeto de vida. A partir dessa programação são criados os corpos responsáveis pela execução desse projeto.

É como se houvesse um molde das experiências que cada pessoa precisa passar, seja para aprender, para equilibrar questões ou para evoluir.

Por isso, esse corpo também é chamado de corpo causal, pois possui as vontades e motivações mais profundas de cada ser. Além disso, ele tem a faculdade de, ao se deparar com o que é verdadeiro, reconhecê-lo.

O mental superior trata da imaginação e do que é subjetivo. Quando está equilibrado, atua no sentido de elaborar e estruturar ideias abstratas, sintetizá-las ou estabelecer conclusões. Por isso, é fonte infinita de ideias e de inspiração para descobertas científicas, filosóficas e tecnológicas.

Se estiver desequilibrado, propicia o surgimento de várias dificuldades e perturbações na vida da pessoa. Para se garantir qualidade de vida, é importante que todos os corpos estejam  equilibrados.

Conecte-se e seja feliz

Acessar o mental superior é a forma de encontrar o seu projeto de vida e apreender o que garante a cada um o equilíbrio de todos os seus corpos e todas suas dimensões.

Para acessá-lo, é necessário utilizar a sensibilidade, respeitando o sentir e não ser movido apenas por aquilo que condiz com a lógica racional.

Dessa forma, é muito válido um processo de acalmar as emoções e aquietar a mente, buscando olhar para seu interior, perguntar a si mesmo, e perceber o que sente, sem tentar justificar por meio da razão ou pelo que ouviu dizer de outras pessoas.

Assim, sentirá aquele quentinho no coração, aquele “é isso!”, e saberá dizer os “sins” e os “nãos” que precisam ser ditos, sem peso.

Contar com um acompanhamento terapêutico auxilia e acelera muito o processo de conectar-se com suas próprias verdades, com seu mental superior, encontrar e manifestar seu projeto de vida.

Texto: Bia Albuquerque (@biaaterapeuta), humanoterapeuta, psicanalista espiritualista, facilitadora do Círculo da Vida e ledora de baralho terapêutico

Leia também:

Orgulho: ele pode ser a raiz da sua dor e você nem percebe

Desenvolva a autorresponsabilidade e pare de terceirizar os problemas da vida

Desvende os segredos dos desdobramentos espirituais

Por