Fale conosco

O que vc está procurando?

Tarot

Aprenda com o 6 de Espadas, do tarot, a seguir em frente

Confira como entender melhor o arcano menor 6 de Espadas que nos convida a olhar melhor para onde estamos indo

cartas do tarot
Descubra tudo sobre o arcano 6 de Espadas - Foto: Shutterstock

A sabedoria por trás do arcano 6 de Espadas está muito presente em nossas vidas e, por isso, merece ser explorada com atenção. Seja nas relações familiares, amorosas ou ainda sociais e profissionais, existe e sempre existirão momentos em que nos deparamos com a energia desse arcano menor. Quem nunca se perguntou: será que devo insistir? Ou devo seguir em frente? Acontece que algumas vezes, as nossas incertezas devem ser encaradas como respostas, porque é exatamente isso que nos devolverá a atitude e nos motivará a sair do vazio interior, hesitação e instabilidade. Confira a dica desse arcano e siga em frente!

O ser humano é social

Por mais difícil que seja, é preciso aceitarmos que socializar é extremamente importante para conseguirmos nos colocar novamente para a vida, principalmente depois de uma desilusão. Pois, diante de um desconforto emocional. Invadidos pela tristeza, sem perceber, nos retiramos de cena. Preferimos mesmo o conforto do lar, o aconchego da cama e o estímulo do filme e das séries, mas depois de um final de semana inteiro dentro de casa na tentativa de autoproteção, nossa mente é invadida pela sensação de melancolia e nostalgia. Desejamos que chegue logo à próxima sexta-feira, projetando uma semana horrível antes mesmo de começá-la. E aqui vai a primeira dica do arcano menor do tarot, o 6 de Espadas: mesmo só ou em companhia, nunca deixe de acessar o seu íntimo para ouvir as suas verdades e relembrar os seus objetivos.

6 de Espadas e seu simbolismo

Podemos perceber três pessoas na ilustração dessa carta do tarot: mesmo estando no mesmo ambiente, cada uma delas encontra-se para si. Elas não estão interagindo, pelo menos não naquele momento de travessia. Elas fazem silêncio e se escutam intimamente, porém não estão sozinhas. No filme “Na Natureza Selvagem”, vemos um pouco sobre a verdadeira história de Christopher McCandless, um rapaz norte-americano que renunciou a tudo o que possuía para ir em busca de suas respostas íntimas. Christopher se formou em uma faculdade promissora, mas não prosseguiu para o mercado de trabalho. Deixou para trás os pais, familiares, amigos e a namorada. Sumiu para se encontrar e depois de muitos percalços e dores, descobriu que na verdade “A felicidade só é real quando compartilhamos“. Aplicando a sabedoria do arcano 6 de espadas, podemos acrescentar ainda o alerta “mas veja bem com quem você compartilha”.

A realidade é sempre um choque

Para tudo em nossa vida precisamos nos relacionar. Nesse exato momento, mesmo de maneira atemporal, estou me relacionando com você através deste artigo para te dizer que o arcano 6 de espadas nos indica que devemos ter mais consciência da qualidade de nossas relações. Muitas das vezes, acabamos por aceitar certos tipos de comportamentos alheios e dinâmicas que nos ferem, seja por crenças, por medo ou ainda pela falta de sabedoria. Em outras situações, nós até mesmo assumimos responsabilidades que não são nossas e sem notar passamos a viver em função de agradar a todos, mas uma hora a conta vem.

Por nos isolarmos da realidade e também de quem nós somos, vamos enferrujando. Vai nos faltando jogo de cintura e artimanha. Vamos perdendo o jeito de nos relacionar de maneira saudável, sobrecarregando as nossas relações, por ultrapassarmos os nossos próprios limites. E no fim o choque é mais desagradável do que se tivéssemos enfrentado o desconforto imediatamente. Quando essa carta sai em um jogo, é fato que muita coisa já aconteceu, muitos sinais já vieram e provavelmente muito murro em ponta de faca nós já demos.

 O Arcano Menor 6 de Espadas

Ainda que a ilustração desse arcano menor do tarot nos remete a uma sensação de tristeza, como quando estamos cansados de tentar atravessar as águas dos próprios sentimentos, podemos avistar lá no fundo dessa carta do tarot uma terra firme. É o indício de que mesmo diante do pior cenário é possível estruturar um novo objetivo, a energia do seis de espadas nos lembra que a vida ainda tem futuro.

Porém de nada adianta a vida mostrar para nós uma saída senão abraçarmos tal possibilidade, fazendo diferente. Lembremos que a primeira atitude solicitada pelo arcano 6 de espadas é a reflexão, visando adequar a nossa mentalidade para um cenário positivo, pois é somente isso o que nos resta. Mesmo que extremamente machucados pela dificuldade que se apresenta, esse arcano menor do tarot vem nos alerta para não negligenciarmos a própria vida.

Que as incertezas não nos impeçam

Algumas linhas de estudos dizem que esse arcano é uma energia cármica que fala sobre um momento fundamental para abrirmos os nossos olhos, se atentar e se esforçar para reformular nossos objetivos e até mesmo a nossa postura. Outro tema que esse arcano do tarot nos aponta é a incerteza diante de um novo cenário que se divide entre o desconforto. Não sabemos bem o que vai acontecer e por isso sofremos, porém precisamos ter cuidado ao deixar nossa mente divagar. Pois, na dor, pensar positivo parece impossível, ficamos presos no passado e segurando a bagagem pesada.

Para onde está indo?

Nos mitos gregos, Caronte, o barqueiro do submundo, transportava as almas dos mortos através do rio Aqueronte rumo ao local onde a sentença seria proclamada a cada um conforme seus feitos, seja ela viver no eterno sofrimento ou no paraíso. No mito, cada uma dessas almas seguia sem nenhuma bagagem, porém tristes por não ter o que fazer, senão aceitar seguir. Essa é uma coincidência que vemos no arcano 6 de espadas do tarot: onde estão a bagagem desses navegantes? Podemos constatar que eles não possuem e que além disso estão encolhidos no sofrimento. Seria o próprio Caronte o barqueiro que vemos esse arcano menor? Afinal, seu papel era apenas ajudar as almas a atravessarem o rio com segurança, para que elas pudessem continuar a sua jornada, seja lá onde e como for.

Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.

Instagram: @origemtherapiasSite: https://www.origemtherapias.com.br/

Leia Também

Tarot

O planeta da prosperidade entra em destaque esta semana. Veja o que o tarot diz sobre a entrada de Júpiter em Gêmeos

Autoconhecimento

Conheça o princípio hermético do mentalismo que traz a mente como o caminho necessário para atingirmos a plenitude na vida

Tarot

O Sol em Gêmeos pode trazer complexidade nas relações. O colunista do João Bidu dá dicas do tarot para a temporada geminiana

Autoconhecimento

Você sabia que as emoções guiam a sua vida?