Fale conosco

O que vc está procurando?

Religiosidade

Exu Mirim: a real história do ser que desfaz magia e traz realização

Saiba como é a verdadeira energia do Exu Mirim, que, apesar de misterioso e emblemático, ajuda-nos em nossas realizações pessoais

Auréola de anjo e chifres do diabo.
Saiba como é a verdadeira energia do Exu Mirim, que, apesar de misterioso e emblemático, ajuda-nos em nossas realizações pessoais - Foto: Shutterstock

Vi um menino sentado na encruza, perguntei o que é que foi, perguntei o que é que faz?…”. É a vez dele, Exu Mirim – essa figura tão misteriosa, emblemática e polêmica, onde muito se fala, mas pouco realmente se sabe. Esses grandes trabalhadores dos terreiros onde baixam desfazem magias negativas, limpezas e auxiliam as pessoas em suas realizações pessoais. Eles são mirins apenas no nome, pois são peritos e profissionais em seus trabalhos. Por isso, não se deixe enganar pelo seu tamanho. Afinal, essa figura vai conquistar o seu coração com o seu jeito simples, travesso, às vezes ranzinza, às vezes brincalhão.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Exu Mirim, o sincretismo e o dia da semana

Exu Mirim possui sincretismo com São Longuinho. Afinal, ambos são baixinhos e muito bons em nos ajudar a encontrar coisas – principalmente a nós mesmos quando nos perdemos de nossa essência e desviamos do caminho de nosso coração. Tendo Santo Antônio ao lado de Exu, sua data de comemoração é bem difusa. Afinal, alguns comemoram no dia 13 de Junho (data do santo casamenteiro), mas em outros lugares, 13 de Agosto. Suas cores são preto e vermelho e o dia da semana é segunda-feira.

Mas quem são os mirins?

É muito difícil definir ou padronizar aquilo que habita no plano das encantarias, da poesia e do abstrato. Em alguns lugares, os mirins – tanto Exu Mirim como Pomba-Gira Mirim são Orixás, ou seja, forças cósmicas e universais que atuam diretamente e indiretamente na vida de todos. São entidades que atuam nessa vibração e que são encantados da natureza, nunca passando pela experiência carnal. Já em outras culturas, são espíritos com história e vivência terrena. Porém, uma coisa é certa: Exu Mirim não é filho de Exu e Pomba-Gira, tampouco são crianças marginalizadas, que usavam coisas ilícitas, cometiam delitos, viviam em situação de rua e que desencarnaram – Pomba-Gira Mirim, então, não cabe aqui as barbáries que falam a respeito de sua origem.

A má-fama…

É certo que, assim como todas as outras linhas das religiões afro-brasileiras, os ataques ao Exu Mirim não são diferentes. Histórias para assustar ou depreciar essas figuras, associando-os a seres diabólicos que somem com os seus objetos, puxam o rabo de gatos e cachorros, provocam acidentes, fazem magia negativa para prejudicar a vida das pessoas ou que levam crianças e adolescentes a cometerem delitos. É preciso lembrar que não existe “criança de rua”, mas sim crianças e pessoas em situação de rua, abandonadas por suas famílias e varridas para debaixo do tapete pelo Estado.

E a verdade!

Sendo assim, Exu Mirim, pelo contrário, torna-se uma figura que representa a conscientização e a luta. Por isso, é importante salientar que religião é o religar com o divino – tudo que for o contrário disso não é religião e, logo, não tem nenhuma relação com estas entidades que no terreiro são sacras e tanto admiramos, respeitamos e temos carinho. Suas travessuras servem para nos trazer alegria, axé, movimento e energia – e, assim como os erês, para que nunca nos esqueçamos como é ser criança e enxergar a vida com leveza, pois é com sua gargalhada que Exu Mirim se faz a encruzilhada do sagrado com o profano.

Leia também:

Lua e Saturno trazem inibição aos signos do zodíaco

Horóscopo do dinheiro e trabalho: as previsões de 30/10 a 5/11

Leia Também

Orixás

Hoje, 2 de fevereiro, é comemorado o Dia de Iemanjá. Conheça um pouco da sua história e sinta sua energia com os rituais!

Bem-estar

Embarque conosco nesta jornada mágica para manifestar uma vida vibrante e cheia de vitalidade em 2024 com a magia rúnica da saúde

Astrologia

Será que os astros têm alguma influência sobre a conexão dos signos com a magia? Descubra quais são os bruxos do zodíaco!

Rituais

Explorar a magia das runas pode ser uma maneira poderosa de se conectar com o universo. Combine essa prática com os próximos eventos!