Fale conosco

Religiosidade

Simpatias e oração a São Cosme e São Damião

Conheça as orações e as simpatias dos santos - Crédito: Reprodução/Wikimedia Commons

São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos que nasceram por volta do ano 260 na Egéia, cidade localizada na Arábia. Filhos de uma família nobre, receberam ensinamentos relacionados à religiosidade e à fé cristã por meio de sua mãe e, assim, passaram a levar Jesus Cristo como centro de suas vidas.

A celebração do Dia de São Cosme e São Damião ocorre no dia 26 de setembro nas Igrejas Católicas e no dia 27 de setembro na Umbanda, em que é homenageado o Ibeji, o Orixá-Criança. Neste período, é comum o costume de algumas pessoas distribuírem doces e brinquedos para as crianças mais necessitadas, sendo que os santos são protetores dos pequenos.

História de São Cosme e São Damião

Formação em Medicina

Os irmãos foram estudar na Síria, local em que, na época, era um grande centro de estudos e formação. São Cosme e São Damião se especializaram nas ciências e na medicina, sendo conhecidos pela competência e caridade, pois os médicos ajudavam as pessoas sem cobrar nada em troca. Devido a isso, são considerados os protetores dos médicos, farmacêuticos e das faculdades de medicina.

Medicina aliada à fé

Aliando seus dons espirituais com seus conhecimentos científicos, curaram muitas pessoas - tanto em relação ao corpo quanto à alma - levando a elas os ensinamentos e a salvação de Jesus Cristo. Por conta de seus milagres e por serem cristãos, foram considerados feiticeiros pelo Imperador Diocleciano e levados ao tribunal, onde foram forçados a renunciarem a fé em Cristo. Os irmãos se recusarem e, por isso, foram torturados.

O martírio de São Cosme e São Damião

Logo após o tribunal, os irmãos foram condenados à morte por apedrejamento e flechas. Após as preparações, os experientes carrascos executaram a pena. São Cosme e Damião, no entanto, não morreram. Foi ordenado, então, que fossem queimados em praça pública. Ao executarem a sentença, mais uma vez os irmãos santos não morreram, pois o fogo não os atingiu. Seus pacientes que não haviam se convertido, ao acompanhar esses acontecimentos, acabaram se convertendo. Após isso, os soldados tentaram afogar os santos mas os anjos os salvaram. Por fim, foram condenados à morte por decapitação.

Devoção aos santos

Cosme e Damião foram sepultados por seus pacientes que tinham sido curados. Seus restos mortais, após um tempo, foram levados a uma Igreja que fora construída dedicada à eles, pelo Papa Félix IV, em Roma, na Basílica do Fórum. Os irmãos são venerados como santos mártires, pois morreram testemunhando sua fé em Jesus Cristo sem renegá-la em momento algum.

Protetores das crianças

Muitos milagres são atribuídos à intercessão deles. Segundo a crença popular, após serem mortos, eles se materializaram para salvar crianças vítimas de violência. Por conta disso, também são considerados protetores das crianças.

Oração a São Cosme e São Damião

Oração para realizar desejo 

"Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Cosme e São Damião, assim como o galho lascou e preso ficou, Jesus Cristo deu todos os poderes, assim quero alcançar (faça o pedido) com os poderes de Deus e da Virgem Maria, rainha do céu, da terra e do mar. Amém."

Simpatias de São Cosme e São Damião

Simpatia para proteger os filhos

Distribua um punhado de balas às crianças necessitadas, mas guarde uma com você. Quando chegar em casa, jogue o papel da bala no lixo e enterre-a em um jardim ou vaso, enquanto diz: "São Cosme e São Damião, tragam felicidade e proteção para todas as crianças do mundo, em especial para as da minha família. Que nunca falte o pão de cada dia, a roupa para vestir e o amor para proteger". Se quiser, refaça a simpatia todos os anos. Veja mais algumas simpatias de Cosme de Damião:

Para não faltar dinheiro

Materiais

  • Uma figa de metal; 
  • Um prato de papelão; 
  • Sete pães de mel;
  • Duas velas brancas pequenas.

Modo de fazer

Coloque a figa no centro do prato e os pães ao redor. Acenda as velas e peça aos irmãos Santos que nunca falte dinheiro em sua carteira. O objeto você deixará em sua carteira por um ano, os pães serão oferecidos em um jardim. No ano seguinte, deixe a figa velha juntamente com os pães.

Para alcançar uma graça

Compre um pacote de balas de vários sabores. Em uma quarta-feira (de preferência em um dia que a noite terá lua cheia), leve o pacote de balas até uma praça ou um parquinho (procure que seja em um horário em que ainda haja crianças brincando nesse local). Deposite as balas sem que ninguém veja (desde que seja em um local onde possam ser facilmente encontradas, depois) e as ofereça na intenção de São Cosme e São Damião. Diga: "Eu "seu nome", ofereço essas balas em intenção de São Cosme e São Damião". Pronto... É só confiar e aguardar.

LEIA TAMBÉM:

Por