Fale conosco

Bem-estar

Saiba qual cor usar para receber a energia que você precisa

Use as cores para renovar as suas energias - Crédito: Shutterstock

As cores são capazes de influenciar as nossas emoções e a nossa mente. Elas são tão eficazes que até existe um ciência que estuda as suas propriedades; essa ciência se chama cromoterapia.

A cromoterapia é um tratamento alternativo que utiliza como base as sete cores do arco-íris - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta - para restabelecer o equilíbrio físico e emocional. A palavra vem do grego kromos (cor) e terapheia (tratamento).

As antigas civilizações, como o Egito, Grécia e China, já relatavam o poder e a influência das cores sobre a vida das pessoas. Eles foram os primeiros a usarem a cromoterapia como tratamento para a cura de doenças e, de lá pra cá, a terapia virou mais uma opção para garantir o bem-estar.

Como funciona a cromoterapia

Essa ciência alternativa defende que cada parte do corpo está ligada a uma tonalidade e corresponde a um Chakra. A aplicação direta de cada cor tem como finalidade reparar e suprir qualquer desequilíbrio energético no corpo e, assim, neutralizar aquelas que estão em excesso.

Por exemplo, a cor laranja, segundo os estudos, purifica o organismo. Por isso, pessoas com problema de asma e bronquite podem fazer tratamento com este tom. As vibrações das cores podem ser colocadas no corpo através da luz solar, da luz artificial, alimentos, líquidos, mentalização ou, até mesmo, através das roupas, ambientes, uso de pedras e cristais.

Confira as propriedades e os benefícios de algumas cores

Vermelho: é um tom poderoso, que potencializa a nossa energia vital e pode ser usado no combate à depressão. Porém, em excesso, pode causar ansiedade e irritabilidade. Também ativa a circulação e estimula o sistema nervoso. Simboliza a sexualidade.

Laranja: é uma cor alegre, que aumenta a vontade de viver e os processos de decisão. Combate a insegurança e está relacionada às ações sexuais, influenciando na libido.

Amarelo: a cor é dinâmica e age sobre os processos mentais, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico. Além disso, essa cor traz benefícios à pele, fortifica o corpo e age sobre olhos, ouvidos e tecidos internos.

Verde: está associada ao equilíbrio e à saúde, além de ter efeito calmante e promover a sensação de confiança e segurança. É uma tonalidade utilizada no tratamento de doenças cardíacas e circulatórias.

Azul: traz serenidade e harmonia, tranquilizando o corpo e a mente, pois é uma cor relaxante. Ajuda a eliminar a sensação de angústia, estresse e insônia. Além disso, regenera as células dos músculos, nervos e aparelho circulatório.

Índigo: esta cor simboliza a intuição e a compreensão. Pode ser usada como calmante em estados de grande ansiedade ou excitação e no tratamento de inflamações e doenças dos pulmões. Também purifica o sangue, pois tem efeito coagulante.

Violeta: é a cor relacionada à espiritualidade, estabilidade da mente e paz, pois acalma os nervos e os músculos do corpo. Ajuda na concentração e eleva a autoestima.

Saiba o tom que dá mais energia a você de acordo com o seu signo

Áries: vermelho.

Touro: verde e rosa.

Gêmeos: azul-claro e rosa.

Câncer: branco.

Leão: laranja.

Virgem: azul-marinho.

Libra: variações de rosa.

Escorpião: roxo.

Sagitário: tons vivos de azul.

Capricórnio: preto e cinza.

Aquário: verde.

Peixes: verde-água.

LEIA TAMBÉM:

Por