Fale conosco

Misticismo

Como proteger as energias na Quaresma

Energias na Quaresma - Shutterstock

A Quaresma é o período de 40 dias, contados a partir da Quarta-feira de Cinzas, celebrado por algumas igrejas cristãs. Mas, o que talvez poucos saibam é que nem sempre o período da Quaresma foi de 40 dias.

Essa mudança foi feita por volta de 350 d.C, pois os cristãos acreditavam que três dias antecedentes à Páscoa não eram suficientes para seus processos de limpeza. E foi no final do século IV que o costume dos 40 dias se espalhou tanto no Oriente quanto no Ocidente. 

Os 40 dias estão relacionados aos dias que Jesus passou em jejum e oração no início de seu ministério. Mas, também existem passagens na Bíblia que relacionam o período de 40 dias como marco importante antes de acontecimentos históricos, como por exemplo os 40 dias de inundação da Arca de Noé e os 40 dias que Moisés permaneceu no Monte Sinai. 

Por esse motivo, dentro da religião, alguns costumes são mantidos durante o período, como jejum de carnes, abstenção de algo que gosta muito, intensificação de orações e ações caridosas. 

Entre os cristãos, também é um momento para reflexão sobre sua vida e ações. Um período para internalizar e conectar-sem com seus mestres espirituais.

A energia da Quaresma

Católicos ou não, os mais sensitivos percebem que as energias ficam mais densas durante a Quaresma. Cada religião ou filosofia define esse período dentro de suas crenças, e a grande maioria segue a condição de se manter em comunhão: seja com a(s) entidade(s) em que acredita, seja com a comunidade praticando boas ações ou até consigo mesmo, para refletir como pode evoluir. 

É normal, ainda, que trabalhos espirituais sejam intensificados ou diminuídos por conta da maior densidade entre o mundo físico e espiritual. 

Contudo, o importante mesmo nesse período é encontrar a melhor forma para passar pelos próprios processos de limpeza e proteção. Pra isso, aqui vão algumas dicas válidas para todas as crenças: 

  • Faça sua oração de proteção: independente de seguir ou não uma religião, quando verbalizamos o que sentimos, emanamos uma energia criadora no universo que, quando repetida, se materializa.
  • Carregue consigo amuletos de acordo com sua religião ou filosofia. Mentalize o objeto e você protegidos por uma luz. 
  • Não se deixe levar pelo desespero alheio: é comum surgir, nessa época, histórias para causar um certo pânico aos mais sensitivos - seja sobre energias ou seres soltos por aí prontos para fazer algo negativo, ou afirmando que você está vulnerável o tempo todo. Lembre-se de confiar no poder se suas orações e manter seus pensamentos e emoções elevados.
  • Repense suas atitudes de modo que possa mudar a forma como se relaciona consigo e com tudo a sua volta: qual sua relação com a natureza, com os vizinhos, com os animais e com aqueles que são diferentes de você? A limpeza interna é um dos processos mais importantes desse período.
  • Banhos de limpeza também são indicados para quando sentir que está sem energias: ervas como manjericão, alecrim, alfazema, arruda ou boldo são ótimas opções. Caso opte por alguma outra lembre-se de sempre pesquisar antecipadamente as propriedades de cada uma.
  • Consuma o que te faz sentir saudável: se estamos falando sobre processos de limpeza, também temos que pensar no nosso corpo. Sendo assim, a Quaresma pode ser um bom período para refletir sobre como e o que consumimos.

Instagram: @mirella_floren

LEIA TAMBÉM

Por