Fale conosco

Religiosidade

Novena de São Sebastião: santo protetor contra os males

Confira a novena de São Sebastião - Crédito: Reprodução/Alto Astral

São Sebastião foi um soldado romano que defendeu a Igreja dos ataques que sofria na época. O santo é conhecido por ser protetor contra os males porque, no passado, os moradores de uma pequena cidade italiana pediram auxílio ao santo para que ele os livrasse de uma peste. Esse pedido de socorro foi atendido e assim São Sebastião passou a ser rogado para o livramento de doenças e pestes.

O santo é celebrado em 20 de janeiro, então, nesta semana faça a novena de São Sebastião para receber proteção e ter um pedido atendido.
 

1º dia

Oração inicial

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, que para vos conservar fiel à fé de vosso batismo, enfrentastes a mais cruel perseguição e derramastes vosso sangue, alcançai-nos a graça de permanecermos fiéis às promessas do nosso batismo e que nunca nos acovardemos em professar a nossa fé. Por Cristo Nosso Senhor. Amém."

Oração final

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e  Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido). São Sebastião, confessor da fé, rogai por nós."

2º dia

Oração inicial

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, que fostes um apaixonado pelo Evangelho de Cristo Jesus e um batalhador da fé, suscitai, na nossa comunidade, zelosos missionários do Reino de Deus, para que Cristo seja mais bem conhecido e amado. Por Cristo Nosso Senhor. Amém."

Oração final

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e  Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido). São Sebastião, anunciador do Reino de Deus, rogai por nós."

3º dia

Oração inicial

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, que fostes exemplo de firmeza e de coragem, incansável em trazer novos irmãos à fé em Jesus, em animar e encorajar os cristãos vacilantes, sustentai a nossa fé nos momentos de dúvida e de tentação . Alcançai-nos de Deus a graça de nunca renegarmos a fé e de servirmos  somente a ele, nosso Deus e senhor. Amém."

Oração final

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e  Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido). São Sebastião, testemunho de fortaleza, rogai por nós."

4º dia

Oração inicial

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, que vos fizeste defensor dos perseguidos e injustiçados, olhai completamente a quantos são marginalizados, perseguidos e abandonados. Obtende-nos de Deus a graça de não fecharmos o coração e a mão a quantos solicitarem a nossa ajuda. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém."

Oração final

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e  Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido). São Sebastião, defensor dos perseguidos e injustiçados, rogai por nós."

5º dia

Oração inicial

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, que soubeste conciliar vossos compromissos de soldado com as normas evangélicas, protegei nossos soldados, empenhados na defesa do território nacional, na segurança e na salvaguarda dos direitos dos cidadãos. Amparai-os e ajudai-os na luta contra o poder paralelo, contra o crime organizado e as forças do mal, até a vitória final. Por Cristo Nosso Senhor. Amém."

Oração final

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e  Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido). São Sebastião, patrono dos militares, rogai por nós."

6º dia

Oração inicial

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, alcançai-nos de Deus a graça de imitar vossas virtudes, especialmente a coragem que vos levou a enfrentar o martírio. Encorajai, São Sebastião, as pessoas que perderam o sentido da existência, dando-lhes uma nova razão para viver. Tudo isso vos pedimos em nome da Trindade Santa. Amém."

Oração final

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e  Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido). São Sebastião, protetor de nossas cidades e paróquias, rogai por nós."

7º dia

Oração inicial

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, sustentai a fé e a coragem dos que se dedicam a propagar o Reino de Deus. Fazei que nós nos engajemos na participação ativa da comunidade eclesial. Não queremos ficar desatentos aos apelos do divino Mestre, mas nos dedicar ao serviço dos irmãos e à propagação da fé. Por Cristo Nosso Senhor. Amém."

Oração final

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e  Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido). São Sebastião, modelo de leigo engajado, rogai por nós."

8º dia

Oração inicial

"São Sebastião das causas difíceis e urgentes, ajudai-nos a chegar junto de Jesus, para que ele afaste de nós os flagelos da peste, da fome ou qualquer enfermidade. Fazei que não falte chuva nos campos e que a semente lançada na terra produza cem por cento, para que se afaste a terrível ameaça da fome, que ceifa tantas vidas em todo o mundo. Que nossos lavradores e pecuaristas tenham saúde e alegria, para serem recompensados com o fruto de seu trabalho. Por Cristo Nosso Senhor. Amém."

Oração final

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e  Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido). São Sebastião, padroeiro da agropecuária e também invocado contra a peste e epidemias, rogai por nós."

9º dia

Oração inicial

"Senhor Deus, nosso Pai misericordioso, neste último dia da novena em honra de vosso glorioso mártir São Sebastião, pedimos, por sua intercessão que nos torneis mais generosos e disponíveis para servir a nossos irmãos. Com a vossa graça e ajuda, queremos trabalhar para que o vosso Reino de paz e de fraternidade se espalhe por todo o mundo. Por Cristo Nosso senhor. Amém."

Oração final

"Ó glorioso mártir, São Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e  Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido). São Sebastião, anunciador de um mundo melhor, rogai por nós."

Referência: Novena de São Sebastião da Paróquia de São Sebastião, arquidiocesana de Vitória do Espírito Santo.


+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!
 

LEIA TAMBÉM:

Por