Fale conosco

Bem-estar

Aprenda a rever suas prioridades e tenha uma vida mais feliz

Organizando suas prioridades você vê os objetivos com mais clareza e vive melhor - Brooke Cagle/Unsplash

Hoje quero fazer você pensar um pouco além dos assuntos corriqueiros da vida. Dentro dos estudos da numerologia, identificamos quais áreas da vida e momentos demandam mais atenção. Por exemplo: há pessoas que estão na fase de focar mais na carreira, outras são mais focadas na família e filhos e assim por diante.

Porém, neste momento do mundo, estamos sendo forçados a rever nossos valores e prioridades em todas as áreas da vida, o que é ótimo, pois mostra que somos capazes de nos reinventar nos momentos de abundância e de crise. 

Se retomarmos das aulas de história, na época de escola, relembraremos as diversas crises que a humanidade passou, sobreviveu e ainda foi capaz de trazer alguma evolução como a tecnologia e a medicina. Agora, chegou a nossa vez de também sobreviver, crescer e evoluir.

Portanto, para que você saia do “limbo da quarentena”, é necessário redefinir suas prioridades. O primeiro passo é listar o que é importante pra você neste momento. Reserve uns minutinhos só para você, medite um pouco perguntando a si mesmo: quem eu sou hoje? O que realmente é importante pra mim neste momento? O que eu quero construir daqui pra frente?

Em seguida, escreva em um papel ou diário tudo que vier na sua mente - mas tudo mesmo! Não tenha vergonha dos seus pensamentos e ideias, deixe a mente e o coração fluírem juntos. Depois disso, hora de planejar suas prioridades.

Eu sei, eu sei! Praticamente todas as áreas da vida são importantes, mas agora, mais do que nunca, é necessário ter planejamento e foco.

Matriz de Eisenhower

Nos estudos de gestão de tempo existe uma matriz chamada Matriz de Eisenhower, que nos auxilia na distribuição de tarefas entre importantes e urgentes.

Você pode fazer uma só matriz para o geral da sua vida ou uma matriz pra cada área; trabalho, filhos, saúde, etc. Fique à vontade! Use a matriz da forma como achar melhor pra você – use sua imaginação.

Vamos à explicação: 

A Matriz de Eisenhower consiste em 4 quadrantes para distribuir as tarefas de acordo com as seguintes categorias: 

  • importante e urgente; 
  • importante e não urgente; 
  • não importante e urgente; 
  • não importante e não urgente. 

Tarefas urgentes costumam ter um prazo definido e exigem atenção imediata. Se não receberem o devido foco o quanto antes, pode haver consequências indesejáveis, enquanto tarefas importantes são aquelas cujos resultados impactam diretamente nas metas que você precisa cumprir e propósitos que deseja atingir.

Matriz de Eisenhower

Quadrante 1: importante e urgente 
São os assuntos e tarefas que têm um prazo a ser respeitado e devem ser concluídas o quanto antes;

Quadrante 2: importante e não urgente 
Aqui são assuntos e tarefas que não têm data de conclusão, mas que requerem planejamento;

Quadrante 3: não importante e urgente 
Aqui ficam os assuntos ou tarefas que podem ser delegadas para outra pessoa ou feitas apenas se não tiver mais tarefas nos quadrantes anteriores;

Quadrante 4: não importante e não urgente 
E aqui sim, os assuntos ou tarefas que podem ser deixados para depois, ou seja, não são prioridades no momento. 

Espero que essas dicas te ajudem a organizar a vida. Lembre-se que o importante para uns, não necessariamente é importante para outros - ou para você - e está tudo bem!

Em minhas consultas, sempre oriento os clientes a estudarem seus números (autoconhecimento) e a ouvirem suas intuições para que eles peguem aquilo que faz sentido pra eles e sigam adiante sem medo de ser feliz. 

Organize sua vida e faça-a valer a pena. 

Texto: Liggia Rãmos - Numeroterapeuta e Taróloga 

Instagram: @liggiaramos
 

LEIA TAMBÉM:

Por