Fale conosco

O que vc está procurando?

Espiritualidade

2025 é regido por Xangô e Iansã: confira as energias dos Orixás para o ano

O casal do dendê, Xangô e Iansã, são os regentes de 2025. Confira as energias deles e o que esperar para seu ano.

2025 é regido por Xangô e Iansã: confira as energias dos Orixás para o ano
O casal do dendê, Xangô e Iansã, são os regentes de 2025. Confira as energias deles e o que esperar para seu ano. Foto: Shutterstock.

Chegamos ao final de mais um ano e damos adeus a regência dos orixás Exu e Omolu. Com certeza, 2024 foi um ano marcante, intenso e repleto de revelações que moldaram uma nova visão sobre o mundo,principalmente os aspectos da saúde, política e comportamento. Contudo, 2025 vem com a força de Xangô e Iansã. Confira o que vem por aí.

Orixás e a regência do ano em 2025

Existem muitas teorias sobre como descobrir a regência dos Orixás para um determinado ano, como, por exemplo; a soma numerológica do ano regente, o dia da semana em que o ano começa, influência astrológica e até mesmo pela consulta no jogo de búzios. 

O 1º dia de janeiro de 2025 cai numa quarta-feira, dia correspondente ao casal do dendê, Xangô e Iansã. Na correspondência numerológica, a soma dos números dois, zero, dois e cinco (2+0+2+5, conforme o ano 2025) dá 9, número relacionado ao Odu Osá Meji – o número regido por Iansã e Xangô no jogo de búzios. 

Xangô e Iansã: orixás regentes

O ano de 2025 será regido pela influência desses dois poderosos orixás, Iansã, orixá dos ventos e Xangô, orixá da justiça. Ambos são forças da natureza cultuadas no Brasil pelas religiões afro-brasileiras que enriquecem este novo ano com determinação e grandes transformações. Sendo assim, 2025 promete grandes mudanças, pois a gerência dessas duas potências nos trazem a necessidade da decisão, o empoderamento e a solução definitiva de questões pessoais e do cenário coletivo. 

Iansã traz mudança, força e liberdade

Iansã, a orixá das tempestades e das grandes transformações, conhecida também como Oyá em algumas tradições, é quem  nos traz a força diante dos obstáculos. Sua influência está associada ao poder feminino, a luta pelos ideais e a liberdade. É a regente da ancestralidade, da vida e da morte e do fim dos ciclos, pois está associada ao cemitério. Um de seus pontos de energia é o bambuzal, suas cores, vermelho, branco, amarelo e rosa. Sua principal oferenda é o acarajé e as ferramentas que trabalha são o Alfange(espada, o símbolo da luta de Iansã) e o leque (símbolo das transformações moldadas pelo vento).

As influências de Iansã serão muitas-  aprenderemos a lidar com as mudanças e adversidades de um ano intenso e transformador. Novas possibilidades surgem para nos tirar da zona de conforto, assim abrindo caminhos para uma nova trajetória de vida, principalmente para o crescimento pessoal. A personalidade intensa e marcante são traços importantes de Iansã, por isso, a necessidade de ser mais maleável, compreensível e amável com as pessoas neste ano. Não deixe que os novos ventos tirem a estabilidade emocional, não desista dos seus objetivos, mas aprenda a lidar com as mudanças impostas por Oyá para nos fortalecer. 

Xangô traz justiça, verdade e aprendizado

Xangô, o orixá da justiça e da responsabilidade, é conhecido por ser o grande rei de Oyó, Xangô é um dos mais poderosos orixás. A busca pela justiça e a verdade são grandes aspectos desta divindade. É o pai que ensina a falar a verdade através do aprendizado, é o senhor do trovão, do fogo e das pedras. Xangô é destemido, corajoso e o orixá da estabilidade. Um de seus pontos de energia é a montanha, suas cores, o vermelho, marrom e branco. Sua principal oferenda é o amalá (Quiabo, cebola, dendê e camarão) e suas ferramentas são o machado de duas lâminas (símbolo do poder e da imparcialidade ao julgar).

As influências de Xangô são muitas: aprenderemos a lidar com a verdade, seja ela o quão dolorosa for, um ano de abandonar velhos costumes, moldando assim uma nova realidade social, política e estrutural. Será um ano de lutas, batalhas e conquistas por merecimento. Dar apoio aos necessitados e estar ao lado das pessoas que verdadeiramente te amam será importante. Xangô é conhecido por seu gênio forte e objetivo, use desta energia para impor as mudanças necessárias para seu crescimento, invista no que ama fazer, seja objetivo e verdadeiro com as pessoas, se afaste de brigas desnecessárias e lute pelo o que é correto, pois assim caminhos de realização serão abertos. 

Xangô e Iansã: o casal do dendê

Juntos, Xangô e Iansã são considerados o casal do dendê, e devemos esperar um ano de muitas conquistas baseadas através da determinação, do objetivo e da força. Um ano para lutar pelas grandes causas sociais, para fazer a caridade e para despertar a bondade da humanidade. Aproveite o ano de 2025 para reavaliar os principais aspectos de sua vida, observe o que precisa ser mudado e tome as decisões necessárias para ser feliz. Lembre-se: para atrair novas oportunidades, tudo o que não deu certo deve ser abandonado, esqueça as dificuldades passadas e lute por um novo caminho. 

Banho de ervas para receber as energias dos Orixás

Banho para crescimento pessoal para começar 2025 de forma próspera. Coloque 1 litro  de água para ferver, após levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as seguintes ervas secas: Manjericão, Anis-estrelado, Calêndula e 1 colher de açúcar mascavo ou mel.  Tampe a panela e aguarde esfriar, coe e coloque o restante das ervas num vaso ou jardim. Tome este banho do pescoço para baixo, coloque uma roupa clara e inicie o ano com boas energias. Feliz 2025!

Leia Também

Simpatias

Saiba como afastar dívidas e atrair prosperidade em 2025 com simpatias simples e poderosas. Dê adeus às preocupações financeiras!

Astrologia

Os trânsitos astrológicos prometem sorte no amor para os signos. Confira aqui quem pode conseguir um amor em 2025

Astrologia

2025 é o ano de Júpiter, veja como o planeta da expansão promete transformar o amor e os projetos de cada signo. Confira!

Bem-estar

Ter plantas em casa é uma ótima opção para controlar as vibrações do seu lar. Veja quais podem renovar suas energias em 2025