Muitas culturas acreditam que cemitérios carregam uma energia espiritual intensa, associada à morte, ao luto, mas também à memória, ancestralidade e respeito. Além disso, algumas crenças falam sobre “energia densa” ou “presenças” nesses locais, enquanto outras os veem como espaços de paz e contemplação.
Apesar de ser um local sagrado, onde estão lembranças, ancestralidade e histórias, também é um local populoso espiritualmente.
Espíritos densos / Energias ruins
Eles têm consciência de sua realidade de desencarnados, então enviam suas energias negativas para as pessoas que visitam os cemitérios, e que normalmente estão com muita dor. Seu alimento é a energia que sugam de quem está por lá.
Espíritos negativos de outra ordem também passam pelos cemitérios, recolhendo espíritos pedidos, para que sejam seus escravos.
Espíritos de luz também trabalham em cemitérios, pois é um solo sagrado, fazendo a guarda ou ajudando os espíritos perdidos.
O que fazer quando ir ao Cemitério
Pedimos licença para entrar, e sempre com muito respeito.
No momento da saída do cemitério, ande de costas. Este hábito, é uma prática popular em algumas culturas. No entanto, seu significado é espiritual, apesar de muitas pessoas não entenderem as motivações. Este costume pode estar enraizada em superstições e crenças antigas, algumas das quais podem estar ligadas à ideia de não virar as costas para os espíritos dos falecidos, ou levar carrego, ou até por respeito ao lugar.
Eu Benzedeira da Terra do Bugio, e pela experiência que adquiri em anos, prefiro acreditar e praticar, por respeito às almas que estão no cemitério.
Cultura judaica
Na tradição judaica, lavar as mãos ao sair do cemitério é um ritual chamado “Netilat ladaim”, que simboliza a passagem entre os mundos e o desejo de manter a memória do falecido.
Ainda na cultura judaica, após a visita ao cemitério, hospital, velórios ou outros lugares com energia densa, é recomendado tirar a roupa e lavar-se para remover energias e bactérias.
Banho Energético antes de ir ao Cemitério e após o retorno
Um banho de ervas para limpeza pode ser uma prática para remover impurezas e energias negativas, e promover um estado de paz e equilíbrio emocional
Antes de ir: somente Manjericão
Retorno: Manjericão/Alecrim/Arruda/Eucalipto/Guiné/Fumo de Cachimbo
Primeiramente, ferva 1,5L de água e coloque os itens acima. Então, ferva de 3 a 5 minutos, desligue e abafe por 20 minutos. Deixe esfriar. Coe. Depois, tome seu banho higiênico e, em seguida, despeje na cabeça deixando cair no corpo todo.
Santo que nos protegem no cemitério:
Santo Antão é conhecido por ter vivido no cemitério. Uma oração a Santo Antão pede que ele fique ao seu lado, lhe dê força na tentação e o socorra na hora da tentação.
Santo Antão pai dos eremitas,
Formai almas que tenham a mesma generosidade
De se dedicar inteiramente a Deus na oração.
Sustentai a força de acalmar aqueles que não entenderam que este mundo tudo é perecível
Pai santo,
Deus eterno e Todo-Poderoso,
pedimos por (nome do falecido),
que chamastes deste mundo.
Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz.
Que ele, tendo passado pela morte,
participe do convívio e da luz,
Conceda o descanso eterno e
Fazei brilhar sobre eles a luz perpétua
Se você se interessa em conhecer mais sobre o assunto, participe com Cris Meinberg Benzedeira, do Benzimento, Ancestralidade, Proteção e Autoconhecimento.
BENZIMENTO DE RAIZ E A CULTURA POPULAR BRASILEIRA – plantas, ramos, fé, altar, santos, pretos velhos, velas, chás, simpatias, benzimentos e benzedeiras
Eu te benzo, eu te livro, eu te curo, com Deus a Deusa e Marias
Cris Meinberg (@benzerbemser)
Terapeuta Sensitiva Missão de Alma, Professora dos Cursos Benzimento, Ancestralidade, Proteção e Autoconhecimento / Banhos Energéticos / Taças Sagradas / Magia Cigana / Benzimento para Bebês, presenciais e online. Palestrante Internacional.
Idealizadora do Benzimento Terra do Bugio na cidade de São Roque, aberto todo primeiro domingo de cada mês.
Leia também:
Conheça os poderes da Babosa e como usá-la
