Fale conosco

O que vc está procurando?

Autoconhecimento

Vedanta: confira o estudo milenar que ajuda no autoconhecimento

A prática de estudos da Vedanta ensina um novo olhar sobre a vida e é procurada, principalmente, por líderes para melhorar resultados

Deus indiano Ganesha.
A prática de estudos da Vedanta ensina um novo olhar sobre a vida e é procurada, principalmente, por líderes para melhorar resultados - Foto: Shutterstock

Vivemos em meio a um mundo marcado pelo excesso de informações, competitividade e pressões diárias. Todos buscamos não só o sucesso profissional, mas também o equilíbrio e o bem-estar no dia a dia. O Vedanta é uma cultura milenar que tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil e em diversos outros países. O Vedanta, originária da Índia, é um mergulho em textos e ensinamentos para trazer autoconhecimento. É também uma nova forma de olhar a vida, com desapego e sabedoria. Baseada em textos antigos como os Vedas e os Upanishads, a Vedanta enfatiza a busca pela verdade suprema e a realização do eu interior.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Vedanta e extremo energético

Jonas Masseti é acharya e fundador do Vishva Vidya, organização referência em cultura védica no Brasil. Segundo ele, a ideia da tradição milenar é “trazer a felicidade projetada em objetos, seres humanos e situações de volta para a própria mão”. “Estresse, saúde mental, ansiedade, crise do pânico, todos esses são fenômenos psicológicos que ocorrem quando atingimos um extremo energético. A Vedanta ajuda a descarregar essa carga com o entendimento de que nossas vulnerabilidades são, na verdade, fortalezas. Assim, é criado um equilíbrio, que abrange tanto o âmbito pessoal quanto o profissional”, explica.

História marcante de quem buscou o conhecimento milenar védico

A prática da Vedanta se aplica a praticamente todas as pessoas, mas é procurada, principalmente, por aquelas que estão em posição de liderança ou trabalhando com esportes de alta performance. Isso acontece justamente porque estão submetidas ao estresse mais intenso que a maioria da população e precisam equilibrar suas emoções e energias para escaparem de doenças, problemas físicos, dificuldades com sono, dentre outros.

Segundo Giselle Coelho, CEO e Diretora de Contas da DreamOne Marketing Integrado, estudar Vedanta ao longo dos últimos 12 anos a tornou muito mais produtiva na vida pessoal e na vida profissional. “Seja na minha vida pessoal ou profissional, eu sei que o Vedanta me trouxe a sabedoria de que eu estou desempenhando vários papéis nesse universo. Além disso, tem uma palavra muito importante em Vedanta que é kshanti, que significa acomodar. Em resumo, é se aceitar e aceitar o outro e entender que podemos aprender, mas não mudar. Junto disso temos também śraddhá, algo próximo do que chamamos de fé. Quando você entende seu papel e o papel de todos, aceita e acredita, tudo flui de forma mais produtiva, mas sem te transformar num ‘rolo compressor’ em cima das pessoas e de você mesmo”, explica.

Outra história marcante

Dentro do mundo financeiro também não faltam adeptos do Vedanta, como é o caso de Mauro Sirotsky, diretor de investimentos que afirma que o estudo trouxe mais pragmatismo e objetividade para sua vida. “O Vedanta é uma filosofia que nos leva para o autoconhecimento, não só do ponto de vista emocional, das suas tendências ou como você funciona no mundo, suas reações, mas também tem o objetivo de explicar melhor o como é o funcionamento da existência. Por isso, no âmbito profissional, você começa a olhar as pessoas de uma forma bem objetiva e, com isso, você percebe as emoções e consegue ser mais eficiente”, diz.

Como praticar

Autoconhecimento: Aprofundar a compreensão de si mesmo, explorando quem somos para além das identificações superficiais, reconhecendo a conexão com o todo.

Estudo dos Textos Sagrados: O estudo das Vedas e Upanishads, bem como textos de mestres iluminados, é essencial para absorver os ensinamentos e insights sobre a natureza da realidade.

Meditação e Reflexão: A prática regular de meditação, introspecção e reflexão é fundamental para aprofundar a compreensão da consciência e transcender as limitações da mente.

Busca pela Verdade: Questionar e investigar constantemente a natureza da realidade, buscando a verdade além das aparências.

Viver os Ensinamentos: Aplicar os princípios da Vedanta no dia a dia, cultivando a compaixão, a não-violência, a verdade e a busca pela auto-realização em todas as ações.

Praticar a Vedanta não é apenas um exercício intelectual, mas um compromisso contínuo com a exploração da verdade interior e a manifestação desses princípios na vida cotidiana, buscando a realização espiritual e a harmonia com o universo.

Para quem quer começar a estudar, existem aulas gratuitas na internet que falam sobre os princípios dessa sabedoria. Não existe um caminho final, a sebedoria está no processo, já que a busca pelo autoconhecimento é constante e ilimitada. Ou seja, refletir, buscar e aprimorar a rotina já são práticas muito importantes para nosso desenvolvimento pessoal.

Leia também:

Sol chega em Sagitário: o que esperar deste período?

Sol em Sagitário traz à tona natureza otimista e aventureira

Leia Também

Autoconhecimento

Lições de um dos maiores poemas épicos da Índia para vencer nossa Guerra Interior. Inspire-se no Bhagavad Gita para uma vida melhor

Autoconhecimento

Os Kleshas estão relacionados ao hinduísmo e a yoga. Entenda os seus obstáculos internos e como superá-los

Autoconhecimento

Saiba como analisar suas emoções

Autoconhecimento

As cartas podem ser verdadeiras bússolas para identificar padrões e tendências