Fale conosco

O que vc está procurando?

Autoconhecimento

Energias e amores: liberte-se do que não faz mais sentido

O ato de liberar tudo que não faz mais sentido traz paz e recomeço. Entenda como fazer isso da melhor maneira

mulher se autoabraçando em fundo amarelo
Liberte-se daquilo que não te leva para frente - Foto: Shutterstock

Uma relação que traz mais dor do que alegria, um emprego que só paga as contas, amigos e familiares que te julgam. O convite hoje é para refletirmos o quanto essa energia pode ser prejudicial em nossa vida. Por isso, liberte-se de tudo que for raso, de tudo que for morno. A vida é muito curta para viver um amor mais ou menos, um trabalho mais ou menos, amigos mais ou menos. Queira e aceite que você merece mais da vida, mais de você mesmo.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Para sempre é o infinito enquanto dure

Compreenda que o “para sempre” não existe, principalmente se não for cultivado, se um não ceder daqui e o outro dali. É preciso lembrar e reforçar que um amor precisa ser: “infinito enquanto dure”, como dizia o poeta, Vinicius de Moraes. Creio que todo tipo de relacionamento nos traz inúmeras histórias e é preciso honrar e agradecer os aprendizados que ambos tiveram, mas compreender que quando não é mais contribuição, é preciso encerrar ciclos. Liberte-se antes que seja mais difícil ainda essa ruptura.

Permita-se viver o luto

É importante permitir-se viver o luto de um término. Chore se for preciso; pratique o autocuidado, busque pessoas próximas que de fato queiram o seu bem. Liberte-se, fugindo daqueles que são apenas curiosos, siga a sua intuição. Porém, em hipótese alguma aponte dedos, pois toda relação termina por 50% de culpa de ambos os lados, tenha auto responsabilidade sobre tudo que acontece com você.

Se possível, dê um tempo das redes sociais. O término de uma relação não deve virar uma competição para ver quem superou primeiro. Respeite a dor do outro, pratique a empatia,  escute músicas, pratique esportes. Torne-se interessante para si mesmo!

Tente ficar em quietude, redescubra a sua essência. É bem possível que você tenha vivido tanto tempo com alguém e de uma forma tão simbiótica que precise redescobrir quem é você sem o outro.

Caso a dor seja intensa, não sinta receio em buscar ajuda profissional. Todo término prejudica  a autoestima e provoca dúvidas sobre si mesmo. Além do medo do desconhecido, da solidão, do que está por vir.

Decisão nunca é fácil

Decidir sobre o término de um relacionamento também é algo extremamente difícil, principalmente quando envolve outras pessoas, como filhos.

Os filhos devem ser poupados de guerras que não são deles.Por isso, os pais sempre serão pais, não existe ex-mãe ou ex-pai, esse vínculo será para sempre.

É comum os filhos terem a fantasia de que são culpados pelo término e isso já causa uma dor imensa. Liberte-se sim, mas não usem os filhos, independentemente da idade deles, para apontarem os dedos ou desabafarem. Tudo já é muito doloroso para todos e cada um irá processar essa ruptura em um tempo diferente.

Todo término é um luto, para quem decide romper e para quem nunca quis se separar. Respeite esse momento e não perca a esperança, visto que agradecer pelos ciclos, honrar o que foi e permitir que novo chegue também é libertador. Deixe a vida fluir. Liberte-se!!!!

Texto: Alessandra Assis é psicóloga especializada em relacionamentos

Leia Também

Autoconhecimento

Jonas Masetti, Acharya e Fundador do Vishva Vidya, contou sobre sua trajetória em busca de mais autoconhecimento e propósito

Astrologia

Hoje (9), às 8h24, a Lua entra no segundo signo do zodíaco. Veja as energias da Lua em Touro

Bem-estar

De Buda a Tsuru, objetos que além de decorar e embelezar o ambiente também energizam a sua casa

Astrologia

Confira quais são as energias dos Orixás para todos os signos nas áreas de amor, trabalho e dinheiro em abril