Fale conosco

O que vc está procurando?

Astrologia

Casas no Mapa Astral: o que significa e como encontrá-las

casas mapa astral
Esse guia vai te ajudar a entender melhor a Astrologia e a sua vida (Foto: Shutterstock)

Se você conhece seu Mapa Astral ou conversou com pessoas que entendem de Astrologia provavelmente já ouviu falar sobre as 12 Casas. Para muitos de nós, os horóscopos são a porta de entrada para este universo e à medida que começamos a acompanhar este assunto, ficamos mais familiarizados com alguns termos e interessados em aprender mais. Falar de signos e planetas, por exemplo, é bem corriqueiro, mas você sabe o que significa, de fato, as Casas no Mapa Astral?

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Cada planeta, astro ou ponto celestial se situa dentro de uma Casa astrológica, e esse posicionamento oferece uma visão não só sobre sua própria personalidade, mas também sobre como você coexiste com o mundo ao seu redor. Além disso, elas ajudam a entender o passado, presente e futuro. À medida que os planetas no céu se movem por essas Casas, diferentes eventos – físicos e emocionais – acontecem. Cada uma é associada a um signo diferente – por exemplo, a Sétima Casa, que fala sobre parceria e relacionamentos – está ligada à energia de Libra, que representa o equilíbrio, o amor e a justiça. Mas, é importante frisar que a ordem pode mudar de pessoa para pessoa – ou seja, sua Casa 7 pode ser com qualquer outro signo, não necessariamente Libra.

O que são as Casas na astrologia?

O Mapa Astral é dividido em 12 setores que compõem as Casas. Elas representam diferentes facetas de sua vida, com base na hora e local de nascimento, e mostram os presentes que você receberá e os obstáculos que você enfrentará nesta vida. 

Interpretando as Casas em seu próprio mapa natal

O primeiro ponto é descobrir qual é o Ascendente, que é o ponto de partida para entender melhor não só as Casas no Mapa Astral, mas como atuam os planetas e signos em sua vida. É a partir do signo ascendente, que corresponde à Casa 1 que o seu Mapa é definido. 

O que significa cada Casa no Mapa Astral

1ª Casa – O Eu

Definida pelo Ascendente, a 1ª Casa mostra quem é você. Como essa é a primeira Casa do Mapa Astral, quando os planetas no céu transitam por ela, nossos objetivos se manifestam e novos projetos, ideias ou perspectivas finalmente tomam forma. 

2ª Casa – Os Valores

A 2ª Casa está relacionada com as nossas finanças pessoais, posses materiais e o conceito de valor. Embora represente o dinheiro, também fala sobre emoções, que, muitas vezes, nos afetam ainda mais do que o dinheiro. Os planetas que transitam nesta 2ª Casa revelam mudanças nas finanças ou na autoestima. 

3ª Casa – Comunicação

Comunicação e estudos são os assuntos que representam a 3ª, uma das Casas do Mapa Astral. Os planetas que estão na 3ª Casa se relacionam à expressão e muitas vezes nos ajudam a construir bons relacionamentos com os outros, como irmãos, colegas de trabalho e colegas de turma. A comunicação é a solução para a maioria dos problemas e a base de todos os relacionamentos bem-sucedidos.

4ª Casa – Lar e a Família

A 4ª Casa fica na base do Mapa Astral e simboliza o lar e a família. Os planetas que estiverem na 4ª Casa revelam a relação do indivíduo com a figura materna, bem como sua visão sobre os assuntos domésticos. A 4ª Casa também rege seus relacionamentos com pessoas – e animais de estimação – que são da família.

5ª Casa – Prazer

Uma das casas no Mapa Astral, a 5ª Casa está ligada à criatividade, ao romance e ao relacionamento com filhos.

6ª Casa – Saúde

A 6ª Casa corresponde à saúde, ao bem-estar e às rotinas diárias. Naturalmente, nosso ambiente e nossas escolhas de vida afetam nossa saúde – então, lembre-se de prestar atenção em seu bem-estar físico e mental. Aqueles com planetas nesta Casa costumam ser bem organizados e tendem a saber gerenciar o tempo muito bem. 

7ª Casa – Relacionamentos e Parcerias

A 7ª Casa fica em frente ao Ascendente e representa as parcerias e relacionamentos importantes, sejam amorosos ou profissionais. Quem possui planetas na 7ª Casa tende a ser muito focado nas relações, construindo parcerias em todas as áreas da vida. 

8ª Casa – Sexo e a Transformação

O que sexo e a transformação têm a ver um com o outro? Estão muito ligados ao instinto! Aqueles com planetas nesta 8ª Casa são frequentemente atraídos por assuntos sobrenaturais ou ocultos, vivem romances intensos e provavelmente passarão por várias grandes transformações durante sua vida. 

9ª Casa –  Expansão de Consciência

Viagens, filosofias de vida e educação superior definem a 9ª Casa, interpretamos essa área como sendo a expansão e o intelecto. Aqueles nascidos com planetas nesta Casa são extremamente curiosos e possuem um grande  desejo de viajar e conhecer outras culturas. Esta é uma das Casas do Mapa Astral que nos encoraja a mantermos a mente aberta e a estarmos dispostos a aprender coisas novas à medida que nosso mundo muda e se expande. 

10ª Casa – Status Social

A 10ª Casa, localizada no topo do Mapa Astral, é basicamente a Casa da popularidade. Ela também rege a imagem pública, as aspirações profissionais e as conquistas na carreira. Planetas que estão na 10ª Casa revelam um indivíduo ambicioso e com vontade de vencer na vida com seu dom.

11ª Casa – Amizade

A 11ª Casa nos ajuda a lembrar o nosso propósito e com quem compartilhamos a alegria de nossas realizações. Ela está ligada a atividades humanitárias, bem como à nossa rede de amigos. Isso abrange todas as pessoas que nos ajudam a seguir adiante. Tecnologia e inovação também são assuntos pertencentes a esse setor – aqueles nascidos com planetas nesta Casa são frequentemente conhecidos por suas ideias revolucionárias. 

12ª Casa – Inconsciente

A 12ª Casa é considerada o “reino invisível” e rege todas as coisas que existem sem formas físicas, como sonhos, segredos e emoções. Aqueles nascidos com planetas na 12ª Casa são, muitas vezes, altamente intuitivos, talvez até psíquicos. 

Leia Também

Astrologia

No dia da pizza, confira quais são os sabores favoritos dos signos do zodíaco, de acordo com o astrólogo João Bidu

Astrologia

Esses livros vão fazer qualquer um do signo de Câncer não tirar os olhos das páginas até terminar a leitura, segundo o astrólogo João...

Astrologia

Carlo Acutis foi canonizado pela Igreja Católica. O astrólogo João Bidu explica como os astros podem ter influenciado a decisão

Astrologia

O reality show da Netflix Casamento às Cegas vem dando o que falar nas redes sociais, mas você sabe quais são os signos que...