Fale conosco

O que vc está procurando?

Tarot

Conheça as dicas deste arcano e siga o seu propósito com equilíbrio e sabedoria

O tarot carrega dicas e sabedoria necessárias para nossos caminhos. Conheça aqui o arcano que está relacionado ao propósito com equilíbrio

deck de tarot em cima de uma mesa de madeira
Compreenda as poderosas dicas do baralho - Foto: Shutterstock

A grande filosofia budista tem como principal base uma boa explicação sobre os extremos da vida. Buda dizia que qualquer extremo nos traz inúmeros males, mas sua filosofia não parava por aí. Ele também nos ensinou como podemos permanecer no caminho do meio. É justamente por ele que a vida se apresenta com abundância, despertando em nosso íntimo um grande sentimento de satisfação. Assim também é o ensinamento do arcano maior do tarot, A Sacerdotisa, sua sabedoria ímpar nos aponta algumas dicas eficientes. É através delas que podemos aprender a seguir o nosso caminho sem muita resistência. Além de cumprir o nosso propósito, preservando a nossa paz interior nos dias desafiadores, confira.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE?DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

Qual é o seu propósito?

 Será mesmo que todos nascem com um propósito pronto? Ou ele é criado ao longo da vida? Propagandas de televisão, posts impulsionados nas redes sociais que prometem mundos e fundos para você alcançar uma vida cheia de glamour e satisfação. Conteúdo que nos leva o tempo todo para a armadilha da comparação com aqueles que têm liberdade de rotina, dinheiro para viagens incríveis e aquisições materiais de deixar o nosso queixo caído. Claro que em um mundo material, alcançar tudo isso é muito bom e se torna sinônimo de sucesso e status. Mas o que está por trás dessas questões e artimanhas que poucos conseguem acessar, entender e até mesmo aplicar na própria vida? É exatamente ele, o propósito.

Propósito é coisa simples!

Na visão mais racional a resposta é óbvia, nós desenvolvemos um propósito, sempre buscando a melhoria de nossas condições em um dado momento. Muito provavelmente o seu propósito será sair das condições dolorosas e desafiadoras que você vivenciou em sua infância, adolescência ou que ainda vivencia nesse exato momento. Imagine alguém que está enfrentando uma decisão significativa em sua vida, como mudar de carreira, casa ou ainda terminar um relacionamento.

Nesse momento é natural se sentir perdido ou confuso sobre qual caminho seguir e com isso buscar confirmações externas para minimamente solucionar o desconforto íntimo. É um momento muito sutil e delicado, pois sem notar podemos facilmente cair na armadilha da comparação que nos distanciará do nosso propósito. E mais, ter um propósito exige persistência e constância, mas não é garantia de facilidade, pois muitas das vezes teremos de abrir mão de algumas coisas. Porém o propósito é coisa simples e modelável, quando se tem um propósito claro você utiliza de todas as suas habilidades, dons e talentos para conseguir chegar até ele, sem se perder e se vislumbrar nos caminhos e sofrer com as comparações desnecessárias.

Os dois caminhos

Até então a dualidade é um tema recorrente na interpretação do arcano maior A Sacerdotisa. Não só por ser a segunda carta do tarot, mas também por alguns elementos de destaque como os pilares de Jachin e Boaz do Templo de Salomão, que representam opostos como luz e sombra, masculino e feminino, consciente e inconsciente.

Outro elemento que podemos encontrar nesse arcano maior representando a dualidade é a Lua. Sim, é exatamente isso! Não são as quatro fases desse satélite natural que contam nessa interpretação. Até mesmo porque na ilustração, o que vemos é claramente a fase minguante, que nos convida para introspecção e para a busca de discernimento em compreender o que precisamos absorver e o que devemos deixar de lado. O uso desse elemento na ilustração de rider waite é porque nós só enxergamos um lado da Lua, enquanto o outro sempre estará oculto. Um verdadeiro segredo para a humanidade, que preserva novamente a ideia de dualidade desse arcano.

A Sacerdotisa nos lembra da importância de encontrar equilíbrio entre essas forças contrastantes. Essa ideia também ecoa os princípios herméticos de correspondência e polaridade, onde cada extremidade é complementar à outra, nosso dever é conseguir equilibrá-las. Portanto, ao meditar sobre o arcano maior A Sacerdotisa, somos instigados a buscar harmonia dentro de nós mesmos e em nosso ambiente, para encontrar um caminho.

O caminho do meio e A Sacerdotisa

A posição que A Sacerdotisa ocupa nessa ilustração é mais uma chave fundamental para o significado desse arcano maior. Entre os dois pilares podemos vê-la, com sua postura serena e olhar penetrante, em seu colo, repousa um livro, simbolizando conhecimento e atrás dela uma cortina com estampas de romã. Essa fruta possui diversos significados, para os gregos, era o símbolo da fecundidade; os romanos, consideravam como símbolo de ordem e riqueza; já para os judeus, a romã era o símbolo da esperança para um ano novo próspero.

A base de toda filosofia budista é sobre percorrer a vida no caminho do meio, uma jornada em direção à consciência plena e equilíbrio. A posição da Sacerdotisa também preserva essa ideia, ela nos lembra que não é necessário nos perdermos nos opostos (os dois pilares), mas sim encontrar o ponto intermediário (o caminho do meio), onde reside a verdadeira sabedoria (representada pelo livro) e prosperidade (representada pela cortina com estampas de romã).

O conselho do arcano maior A Sacerdotisa

A Sacerdotisa no tarot é uma carta que evoca mistério, intuição e conhecimento oculto. Frequentemente associada à passagem entre os mundos consciente e inconsciente, agindo como uma guardiã dos segredos que residem em nós. Uma interpretação interessante do simbolismo da Sacerdotisa, também pode ser encontrada no mito de Perséfone, que foi raptada por Hades e passou a habitar o submundo, se iniciando na jornada da vida, morte e renascimento, descobrindo o seu verdadeiro sentido e propósito.

O arcano maior A Sacerdotisa, nos convida a trilhar esse caminho, encontrando um ponto de equilíbrio entre os extremos. Ela nos lembra que não é necessário nós perdemos nos opostos, mas sim encontrar o ponto intermediário, onde a verdadeira sabedoria reside. Assim, ao contemplar o arcano maior A Sacerdotisa, somos incentivados a buscar o equilíbrio entre nossa dualidade, entre a razão e a intuição, entre o consciente e o inconsciente, o mundo interior e exterior para encontrarmos paz e equilíbrio em nossas vidas.

Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.

Instagram: @origemtherapias

Site: https://www.origemtherapias.com.br/

Leia Também

Tarot

O Sol em Gêmeos pode trazer complexidade nas relações. O colunista do João Bidu dá dicas do tarot para a temporada geminiana

Tarot

Confira como entender melhor o arcano menor 6 de Espadas que nos convida a olhar melhor para onde estamos indo

Astrologia

Ninguém entende mais do assunto do que eles! Hoje o João Bidu revela as dicas de Sagitário para planejar sua viagem

Astrologia

Traga mais brilho para o almoço de Domingo com as dicas de presentes para as mães de Touro, Virgem e Capricórnio. Elas vão amar!