Ogum é o orixá guerreiro que carrega força e coragem. Ele é protetor de todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas. Cultuado no Candomblé e na Umbando, Ogum é associado a São Jorge, o Santo Guerreiro da religião católica. Por isso, comemora-se o dia de Ogum no mesmo dia de São Jorge: 23 de abril. Para aproveitar as potentes energias do Dia de Ogum, aprenda simpatias para ter mais coragem na vida.
COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO
Dia de Ogum: simpatias para ter mais coragem na vida
Para abrir caminhos
No Dia de Ogum, se concentre nas vibrações desse poderoso orixá guerreiro para ter mais coragem. Pegue um papel em branco e com um lápis escreva seu nome completo 3 vezes seguidas, um embaixo do outro. Logo abaixo ao seu nome, escreva seu desejo e a situação na qual você busca mais coragem. Enrole esse ritual em uma folha de Espada de São Jorge. Ainda com o ritual em mãos, faça uma oração e ofereça para Ogum. Coloque este papel com a folha de Espada de São Jorge para uma estrada ou uma linha de trem. Isso ajudará a abrir novos caminhos.
Para sucesso e coragem
As 7 da noite, do Dia de Ogum, corte um abacate ao meio e retire o caroço. Passe azeite de dendê na polpa de abacate. Coloque as duas metades em um prato sem uso e, no centro, acenda uma vela azul-escuro. Em seguida, repita: “Ogunhê, Ogum patacori, Orixá que é grandioso e que atende aos pedidos de seus filhos. Salve santo guerreiro. Eu (diga seu nome completo três vezes), evoco sua força, sua luz e sua proteção, e lhe peço, meu pai, com toda fé de meu coração, que me abra os caminhos, para que eu possa conseguir um emprego. Que eu consiga um trabalho digno, saudável e rentável. Obrigado meu pai, Sarava Ogum”. Quando a vela apagar, deixe o abacate ao pé de uma árvore. Jogue os restos da vela no lixo. O prato pode ser lavado e usado normalmente.
Amuleto para caminhar ao lado da coragem
No Dia de Ogum, abra um pano azul marinho e adicione 1 folha-de-louro, 1 galho de Guiné, 1 miniatura de espada de aço, 1 galho de Arruda, 1 cravo-da-índia, 1 pedra de sal grosso, 1 dente de alho-poró e 1 grão de café. Peça para Ogum proteção, coragem e força, então feche o pano e carregue esse amuleto sempre com você.
Banho de Ogum
Ferva dois litros de água e acrescente sete cravos-da-índia, sete pétalas de cravos vermelhos, sete punhados de manjericão e sete gotas do seu perfume favorito. Entre às 14 e 20 horas, no Dia de Ogum, tome seu banho higiênico e, depois, se banhe com esse ritual do pescoço para baixo. Não enxugue o corpo com toalha, deixando secar naturalmente. O que sobrar desse banho deve ser jogado em um jardim ou descartado em água corrente.