A Quaresma é um período de tradição cristã que refere-se à preparação para a Páscoa. São quarenta dias que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas, após o Carnaval, e dura até o Domingo de Ramos, uma semana antes do Domingo de Páscoa. No entanto, em muitos lugares, a Quaresma pode durar em média 44 dias, indo até a Quinta-Feira Santa. Este é um período de preparação que conta com penitência, jejuns e obras de caridade.
Receba uma amostra grátis do seu Mapa Astral completo e descubra mais sobre amor, trabalho e dinheiro. Clique aqui!
O significado da Quaresma
O termo “Quaresma” deriva do latim e significa “quarenta dias”. Não existe um motiva específico pelo qual este período de penitências dure 40 dias, contudo, este é um número bastante expressivo em acontecimentos da Bíblia. Por exemplo, a travessia do deserto por Moisés ocorreu em 40 anos, o jejum de Jesus no deserto ocorreu durante 40 dias e o dilúvio da história de Noé aconteceu por 40 dias e 40 noites.
Práticas católicas
Primeiramente, uma das principais práticas católicas durante a Quaresma é o jejum, no entanto, a forma como cada cristão faz o jejum fica ao próprio critério. O mais comum é que a carne vermelha seja substituída por peixes, e doces e bebidas alcoólicas sejam suspensos. Além disso, outra tradição que marca a Quaresma é a leitura da Bíblia.
A cor roxa
Por fim, durante esses quarenta dias as igrejas católicas são decoradas com tecidos na cor roxa. Isso ocorre porque o roxo simboliza dor e penitência, sendo que a primeira remete ao sacrifício de Jesus, e a segunda, aos atos que devem ser praticados pelos cristãos durante esse período.
Leia também:
Todo Carnaval tem seu fim: banhos de ervas para fazer depois da folia
Quarta-feira de Cinzas: conheça a origem e as orações
