Fale conosco

O que vc está procurando?

Religiosidade

Dia de São João Bosco: conheça a oração do padroeiro da juventude

Ilustração vetorial colorida de São João Bosco.
Confira a oração de São João Bosco no dia de hoje (31), que é dedicado ao padroeiro da juventude - Foto: Shutterstock

São João Bosco foi o fundador da Sociedade Salesiana, batizada em homenagem a São Francisco de Sales, e das Filhas de Maria Auxiliadora. O trabalho de sua vida foi o bem-estar de meninos e meninas, daí seu título de “Apóstolo da Juventude”. Ele não tinha nenhum sistema ou teoria formal de educação. Seus métodos centravam-se na religiosidade autêntica e no amor pelos jovens. Ele foi um educador iluminado e inovador. Hoje (31) é considerado o Dia de São João Bosco. Conheça a oração do padroeiro da juventude!

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO

A vida de São João Bosco

João Bosco nasceu perto de Castelnuovo na arquidiocese de Turim, Itália, em 1815. Seu pai morreu quando João tinha apenas 2 anos e foi sua mãe Margarida quem lhe deu uma boa educação humanística e cristã. Seus primeiros anos foram financeiramente difíceis, mas aos 20 anos ingressou no Seminário Maior, graças à ajuda financeira recebida de Luís Guala, fundador e reitor da residência eclesiástica São Francisco de Assis, em Turim. João Bosco foi nomeado sacerdote em 5 de junho de 1846, e com a ajuda de João Borel, fundou o oratório de São Francisco de Sales.

Nessa época, a cidade de Turim estava no limiar da revolução industrial e, como resultado, havia muitos desafios e problemas, especialmente para os jovens. Dotado de poder para educar e liderar, Dom Bosco formulou um sistema educativo baseado na razão, na religião e na bondade. Apesar das críticas e dos ataques violentos anticlericais, ele fundou oficinas para os comerciantes e trabalhadores, escolas de ciências para os jovens trabalhadores e escolas de artes para os que se preparavam para o sacerdócio. Em 1868 havia 800 alunos envolvidos nesse sistema educacional. Para garantir a continuidade de sua obra, Dom Bosco fundou a Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos), que foi aprovada em 1869. Além disso, com a ajuda da irmã Maria Domenica Mazzarello, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Em 1875 iniciou-se uma onda de emigração para a América Latina, que motivou a inauguração do apostolado missionário salesiano. Dom Bosco tornou-se um viajante por toda Europa, buscando fundos para as missões. Alguns dos relatórios se referiam a ele como “o novo São Vicente de Paulo”. Ele também encontrou tempo para escrever panfletos catequéticos populares, que foram distribuídos por toda a Itália, assim como seu Boletim Salesiano. Esse grande apóstolo da juventude morreu em 31 de janeiro de 1934. O Papa João Paulo II o nomeou “mestre e pai dos jovens”.

Conheça a oração do padroeiro da juventude

“Oh, Dom Bosco Santo, que com tão grande amor e zelo cultivastes as múltiplas formas de ação católica que hoje florescem na Igreja, concedei a suas associações o maior progresso e desenvolvimento. Redobrai, em todos os corações, a devoção à Santíssima Eucaristia e a Maria Auxiliadora dos cristãos.

Acrescentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagação da fé, um solícito esmero pela educação da juventude e grandes entusiasmos para suscitar novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Fazei que, em cada uma das nações, fomente-se e inicie a guerra contra a blasfêmia, o mal falar e a imprensa ímpia; fazendo surgir em todas as partes novos cooperadores para as diversas formas de apostolado recomendadas pelo Vigário de Cristo.

Infundi em todos os corações católicos a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade difusiva, possam, ao fim de suas vidas, recolher o fruto das muitas obras boas praticadas durante ela.”

Rezar um Pai-Nosso, Deus te salve e Glória.

Leia também:

Assim como Gabriel Santana do BBB, quais signos são menos confiáveis?

Afinal de contas, será mesmo que anos ímpares são melhores que anos pares?

Leia Também

Simpatias

Use seu final de semana para se conectar com as energias positivas. Aprenda rituais e oração para iniciar a semana com mais bem-estar

Religiosidade

Em países do Norte, o Dia dos Namorados é celebrado no Dia de São Valentim. Assim, consiga um amor com a oração ao santo...

Religiosidade

Ela é protetora dos enfermos e doentes. Neste dia de Nossa Senhora de Lourdes, conheça a oração para receber milagres

Orações

Essas preces atraem energias positivas para nosso dia-a-dia. Aprenda a oração do Divino Espírito Santo para atrair prosperidade e afastar o mal