As festividades de Santa Eulália, também conhecidas como “La Laia” ou como “festival de inverno de Barcelona”, acontecem todos os anos por volta do dia 12 de Fevereiro em praças e ruas de toda a cidade.
COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO
Origem da festa de Santa Eulália
As comemorações da festa de Santa Eulália em Barcelona são relativamente recentes. Excluindo algumas apresentações folclóricas, danças e jogos que datam do século XVIII, as festividades de Santa Eulália foram irregulares e, até a década de 1980, limitaram-se principalmente a atividades religiosas na igreja católica e algumas celebrações institucionais na Prefeitura de Barcelona.
Em 1983, por iniciativa das colles de gegants del Pi e la Plaça Nova, de Ciutat Vella, e em 1985, com Maria Aurèlia Capmany como Conselheira da Cultura, foram lançadas as bases para a nova celebração. Ela ganhou forma também graças ao ímpeto da Coordinadora de Colles de Gegants i Bestiari de Ciutat Vella, que rapidamente incorporou vários eventos com raízes tradicionais. Ao longo dos anos, foram acrescentadas diversas atividades e exposições de cultura popular que se tornaram eventos repetidos. E, finalmente, na década de 1990, as festas da Santa estabeleceram um protocolo festivo muito específico que as consolidou ainda mais.
Oração à Santa Eulália
“(Sinal da Cruz) Em Nome do Pai, do Filho e do Divino Espírito Santo. Concedei-nos Senhor, a vossa proteção pelos méritos da doce, da formosa, da preciosa Santa Eulália, Virgem e Mártir, e fazei com que seja sempre defendida pela sua gloriosa intercessão a Ordem que a celebra como Padroeira e Defensora. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
(Pai Nosso, Ave-Maria, Glória).
Santa Eulália rogai por nós, que recorremos a vós.”
Leia também:
Lua no signo de Libra oferece sociabilidade e clima de harmonia
Filmes sobre o Universo que o signo de Aquário não pode deixar de ver