A Quaresma é um período de quarenta dias que tem seu início na Quarta-Feira de Cinzas e se estende até a Sexta-Feira Santa. Entre os critãos, este é um período de muita fé e de preparação para a ressurreição de Cristo. Por isso, aprenda aqui quais são as tradições católicas da Quaresma.
Receba uma amostra grátis do seu Mapa Astral completo e descubra mais sobre amor, trabalho e dinheiro. Clique aqui!
Tradições católicas da Quaresma
Cobrir os santos
Antes de mais nada, as imagens dos santos católicos são um dos maiores símbolos dessa religião. No entanto, durante a quaresma eles são cobertos por um pano roxo. Esta tradição católica é uma forma de solidariedade e união profunda a paixão de Cristo. Além disso, as cruzes são cobertas na Quarta-Feira de Cinzas e descobertas na Sexta-Feira Santa.
Jejum de carne vermelha
Agora, entre as tradições católicas da quaresma, esta é a que mais chama atenção dos fiéis. O jejum de carne vermelha acontece logo após a quarta-feira de cinzas e tem duração até Sexta-Feira Santa.
Parar com a limpeza
Esta é uma das tradições católicas da quaresma que perdeu força com o passar dos anos. No entanto, pessoas mais velhas ou que seguem linhas mais rígidas da religião não varrem a casa ou penteiam os cabelos durante a Semana Santa. Este rito é um símbolo de respeito à Virgem Maria.
Cobrir espelhos
Por fim, cobrir espelhos é um costume que domina as tradições católicas da quaresma. Afinal, acredita-se que espelhos são portais para outras dimensões e como no período quaresmal estamos mais sensíveis a energias e vibrações negativas, muitos têm esse costume de cobrir ou guardar os espelhos.
Leia também:
Emoções à Flor da Pele: como o autocuidado transforma a saúde
Dia da Mulher: veja a relação dos astros e da feminilidade
