Uma dúvida que muitos pais de primeira viagem tem é quando apresentar a sua fé aos seus filhos. De acordo com o site Aleteia, as crianças podem ser iniciadas na fé através das orações desde o seu nascimento. Os pais podem orar também com o filho desde a gestação, isso ajudará a criar uma rotina que já vai estar estabelecida quando o bebê nascer.
Ensine gradativamente as orações
Insira a criança no caminho da fé aos poucos, dê o tempo para ela entender cada oração, para que serve. Torne esse processo leve para ela e para você. Muitas crianças no momento de oração podem ficar inquietas, mas seja paciente e lembre-se que você também passou por esse aprendizado.
Quando for rezar explique para criança porque é importante de uma maneira lúdica. Elas aprendem melhor de maneira visual, então use um brinquedo ou fantoches para contar uma história bíblica, faça um teatrinho de sombras com a lanterna do seu celular.
Se seu filho gosta de livros, use aqueles com figuras que saltam da página com certeza vai gerar atenção e interesse no que você deseja contar.
Não apresente Deus de maneira punitiva
Muitos aprendem que não podem fazer algo errado, pois Deus vai punir. Não podemos ensinar as crianças a ter medo de quem vão direcionar suas preces. Temos que ensinar que as nossas ações possuem reações. Uma lei que Deus na sua sabedoria criou para ensinar, e não castigar.
Orações para fazer com as crianças:
Santo Anjo
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.
Orações: Ave Maria
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Pai Nosso
Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal.