Mais um ano ímpar começa e logo vem à mente uma tal afirmação que anos ímpares são melhores que anos pares. Será que isso é uma verdade ou só uma lenda popular? Vejamos.
Anos ímpares ou anos pares
Nem eu e nem a Inteligência Artificial encontramos a origem desta lenda. O que podemos explicar são as percepções pessoais que cada um tem através dos acontecimentos marcantes em suas vidas e acabam por associar com anos ímpares ou pares.
A matemática na dinâmica da vida
A palavra ímpar significa único, sem igual, que não pode ser dividido. E a palavra par significa divisível, igual e semelhante. Agora, se pararmos para refletir os significados destas palavras para além da matemática:
- O número ímpar, no sentido qualitativo, reforça o poder da individualidade e da singularidade, ou seja, é a pessoa em primeiro lugar tomando as próprias decisões, fala por si só. Quando vamos para outros ímpares como 3, 5 e assim por diante, lembramos de grupos decisórios compostos em ímpares como a suprema corte judiciária (11 ministros), grupos de conselhos de empresas onde UM poderá dar o “voto de minerva” de uma decisão.
- Já o número par, no seu sentido qualitativo, reforçar o poder do compartilhamento onde “juntos vão mais longe”.
Portanto, dizer que anos ímpares são melhores que anos pares é um equívoco porque ambos os números são bons a depender de quem o faz, ou seja, depende exclusivamente da pessoa se ela vai fazer de sua vida boa ou ruim sem depender do calendário.
O que a numerologia diz?
Dentro dos conceitos da numerologia, os números ímpares 1, 3, 5, 7 e 9 são números de movimento, com exceção do 7 que é o número “dono da espiritualidade” que traz o sentido profundo da Alma Humana.
1 – movimenta para iniciar
3 – movimenta para crescer
5 – movimenta para mudar
9 – movimenta para encerrar
Já os números pares 0, 2, 4, 6, 8 são números da harmonia e equilíbrio, com exceção do 0 que é especial por conter todos os números dentro dele e ele só aparece em nossas vidas para desafiar nossas capacidades.
2 – número da união
4 – número da estabilidade
8 – número do equilíbrio e das conquistas
Portanto, não é verdade que anos ímpares são exclusivamente bons e os pares ruins. A questão é: anos ou números ímpares potencializam a individualidade e anos ou números pares potencializam a reciprocidade e ambos são complementares.
Se em 2025 você decidiu cuidar mais de si – vai em frente! Se escolheu compartilhar sua vida com alguém – vai sem medo de ser feliz.
Texto: Liggia C. Ramos – Numeróloga e Taróloga
Instagram: @liggiacramos
Leia também:
Sonhar com tempestade: João Bidu revela os significados
Lua em Gêmeos: descubra porque é a Lua mais incompreendida do zodíaco