Fale conosco

Bem-estar

5 truques para descansar a mente e o corpo em pouco tempo

Veja como combater o desgaste físico e mental - Crédito: Pexels

Em relação aos homens, as mulheres são o grupo que mais está sendo afetado pela pandemia. Para começar, muitas perderam os seus empregos e não conseguem retornar às atividades profissionais porque precisam cuidar dos filhos e dos trabalhos domésticos -- que aumentaram ainda mais durante a pandemia. 

De acordo com a pesquisa "Sem parar: o trabalho e a vida das mulheres na pandemia", realizada pelo Gênero e Número e a Sempreviva Organização Feminista, 50% das mulheres no Brasil passaram a cuidar de alguém na pandemia. Entre as mulheres das regiões rurais, esse percentual é ainda maior.

Entre as 2.641 mulheres entrevistadas para a pesquisa foi revelado que esse grupo não está se dedicando apenas aos familiares: 24% das entrevistadas estão cuidando de amigos e 11% de vizinhos. Outro dado que a pesquisa revelou é que 58% das mulheres desempregadas são negras. Os números refletem uma crise que atinge todo o país. 

A sobrecarga física e, principalmente, emocional que as mulheres estão enfrentando desde o começo da pandemia pode gerar estresse, ansiedade, cansaço mental, insônia, irritabilidade e, nos casos mais graves, depressão.

Para alcançar um nível maior de relaxamento, é possível utilizar alguns truques simples de serem feitos em casa e no momento em que você quiser. A seguir, veja cinco truques para descansar a mente e o corpo em pouco tempo e sem gastar nada.

5 formas de descansar a mente e o corpo em pouco tempo

Massagem nas mãos

Quem não ama uma massagem? Quando são executadas nas regiões certas do corpo, podem proporcionar um alto nível de relaxamento. A massagem nas mãos está entre as técnicas mais fáceis e simples para se eliminar o estresse -- e a parte mais boa é que em pouco menos de 5 minutos você consegue alcançar esse resultado!

Para colocar em prática a técnica de massagear as próprias mãos, escolha um óleo essencial ou creme hidratante da sua preferência para aplicar nas mãos, pois dessa forma você terá uma sensação ainda melhor enquanto realiza a massagem. Depois, comece a fazer movimentos circulares em toda a extensão da palma e entre os dedos. Para finalizar, aperte cada dedo e alongue-os.

Relaxamento muscular progressivo

Este exercício pode ser realizado na cama, pouco antes de você dormir, para ter um sono mais tranquilo e renovador. O relaxamento muscular progressivo é feito tensionando e, em seguida, relaxando os músculos do corpo.

Você pode começar com os músculos da parte inferior do corpo, depois passar para o abdômen, os braços e na sequência chegar até a cabeça. Além disso, você pode focar nas áreas do corpo que mais proporcionam tranquilidade com a técnica do relaxamento muscular progressivo. Essas áreas são a cabeça, o pescoço, os ombros e os braços.

Fale em voz alta o alfabeto ao contrário

Sabe o costume de contar até 10 para aliviar o estresse? Então, essa técnica é um pouco parecida, mas em vez de números o foco é nas letras do alfabeto. O que torna o exercício ainda mais eficaz para a mente é que o alfabeto precisa ser falado ao contrário, isto é, comece com a letra Z e vá até o A. 

Dessa maneira, você consegue relaxar a mente enquanto se concentra na ordem das letras. A técnica é útil também para acabar com os pensamentos negativos e ansiosos. Então, se você perceber que está perdendo a linha de uma situação e o estresse está tomando conta da sua vida, comece a falar o alfabeto ao contrário!

Posição abaixo do coração

Esse truque é semelhante a uma posição de Yoga. Sente-se no chão, dobre as pernas e coloque a cabeça entre os joelhos. Procure deixar a cabeça abaixo da linha do coração.

O exercício também pode ser realizado em pé. Para isso, fique com o corpo ereto, depois desça com o tronco e estique os braços como se fossem tocar o chão. Alguns minutos nessas posições serão o suficiente para deixar o corpo relaxado.

Escreva os seus pensamentos

Por vezes, o que precisamos para aliviar o estresse do cotidiano é ver as situações em outra perspectiva. Em geral, quem ajuda nessas tarefa são os amigos, não é mesmo? Porém, com a quarentena e o isolamento social, os desabafos presenciais precisam esperar! Uma boa sugestão para equilibrar as emoções nestes tempos difíceis é anotar os pensamentos. De primeira pode até parecer uma atividade simples demais e, assim, sem importância, porém, experimente fazê-la. Você irá se surpreender!

O que acontece é que a mente (e todo o seu poder criativo) cria situações que só fazem sentido na nossa cabeça. Essas situações, em suas grandes maiorias, são negativas e causam um alto nível de estresse. O truque, portanto, é colocar os pensamentos no papel para uma análise crítica e comparativa com a realidade. Você perceberá que há coisas que te afligem que não condizem com os fatos do seu cotidiano, do seu relacionamento e da sua vida. 

Entender a própria mente é pegar as rédeas da vida. Procure identificar quais pensamentos, sensações e emoções te deixam mais fora de si. Veja quais são os seus gatilhos, as circunstâncias que motivam a sua ansiedade. Também confira como a sua mente influencia a sua visão do mundo e, principalmente, de si mesma. Todas essas questões você consegue analisar, interpretar e trabalhar por meio das anotações dos pensamentos. Contudo, para o sucesso desse exercício você deve ser sincera e descrever o que está ocorrendo na sua mente o máximo que puder, beleza? 

LEIA TAMBÉM:

Por