Fale conosco

Religiosidade e fé

A sabedoria presente no Jogo de Búzios: entenda o Orixá pessoal

Orunmilá-Ifá: veja como a sabedoria de Ori pode ajudar na escolha do melhor caminho - Shutterstock

Ori, palavra da língua iorubá que significa literalmente cabeça, refere-se a uma intuição espiritual e destino. Ori é o Orixá pessoal, em toda a sua força e grandeza. Ori é o primeiro Orixá a ser louvado, representação particular da existência real do ser. É aquele que guia, acompanha e ajuda a pessoa desde antes do nascimento, durante toda vida e após a morte, referenciando sua caminhada e a assistindo no cumprimento de seu destino.

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Semana do cliente


 
Em nossa cabeça temos a essência dos dois Oris: Orí Inù e Orí Odé.
 
Orí Inù é o pensamento e nele está contido toda a memória ancestral e nossa genética espiritual.  O Orí Odé é a caixa craniana, é o momento presente, esta encarnação. Os dois Oris estão intimamente ligados e devem permanecer em equilíbrio. Quando estão fora de sintonia os caminhos se fecham e a prosperidade não chega.
 
Os caminhos de Orí podem ser revelados por Ifá ou através de sonhos, intuições, percepções e inclinações pessoais, que também devem ser confirmados através de consulta ao Ifá. A consulta a Ifá é de extrema importância para que a pessoa encontre seus caminhos na vida.
 
Orunmilá é o Orixá da sabedoria, e nele está contida todas as respostas e direcionamentos para que possamos cumprir com nossa predestinação.
 
No momento do jogo de búzios o método Ifá é acionado para que sejam sacados os Odus*, que são os destinos e caminhos para o bom desenvolvimento físico, emocional, mental e espiritual do Orí do(a) consulente. Neste momento que há uma decodificação da genética ancestral, onde Orixá Exu será o comunicador trazendo as mensagens contidas dentro do Orí Inú.
 
Há uma ligação entre a divindade Orunmilá e a divindade Orixá Exu, e os códigos são desdobrados através de cada Odú, combinados os Odus, há a prescrição precisa do ritual a ser executado para realinhar os Orís (Inù e Odé), assim o(a) consulente será orientado também com relação ao seu comportamento, que muitas vezes, a forma que esta pessoa está agindo é antagônico ao seu progresso, sucesso, saúde e sorte na vida.
 
É importante salientar que o Iwá, o caráter, a gratidão e a amabilidade são a base para que possamos cumprir com nosso destino nesta vida, nesta encarnação, por isso o aconselhamento é muito importante neste momento.
 
Outra ótima notícia é que existem os rituais de Ebó, Ipesè, que são de origem africana e transmitem o axé dos Orixás para regenerar o que está te causando tamanha tristeza e infortúnios na vida!
 
*Odu: são os caminhos e as prescrições ancestrais, as soluções que orientam a quem busca por respostas para melhorar sua vida. São 16 Odus, caminhos orientadores dos destinos que desdobrados fazem uma combinação de 256 possibilidades, onde cada Odu é correspondido por um Orixá, que são os solucionadores da vida humana no Ayê (Terra).
 
Seja Feliz, Axé! Um beijo no seu coração!
 
Texto: Mãe Monica Berezutchi, Yalorixá OSÙNTÒKÉ, Iniciada em Orunmilá-Ifá.
Instagram: @maemonicaberezutchi

LEIA TAMBÉM

Por