Fale conosco

Espiritualidade

Oxum: Ancestralidade, Beleza e Amor!

Oxum é o encanto, a beleza, o brilho dos olhos em cada pessoa - Shutterstock

Nasci em família umbandista, mas meus pais nunca me obrigaram a irem em terreiro, sempre me deixaram livre pra escolher tudo o que eu queria ser e fazer, até religião.
Por muito tempo, fui o famoso sou ateu graças a Deus, e decidi ir para a umbanda por meus próprios passos. Não sabia, não entendia nada de orixá, de guia, mentores, santos e nada desse tipo, realmente confesso que eu era muito largado de tudo o quanto é coisa ligada a religião. 
Já tinha ido em algumas giras,  mas ainda não tinha nem começado a pesquisar nada, e como um bom geminano que sou, curioso de tudo, até ali não tinha procurado nada sobre a religião. Só estava no sentir,
Mas aonde eu quero chegar com isso tudo?!
Lembro que era um dia de muito calor, eu coloquei o colchão da minha cama na sala, liguei a tv para ver algum filme e dormi. 
Fui transportado para um dos sonhos mais bonitos que já tive e por mais que eu quase esqueço dos meus sonhos, esse foi marcante.
Eu estava em um campo aberto, pisando em uma grama bem verde e escutando som de cachoeira, fui andando até a beira de um rio e me sentei  na beira desse rio, olhando para a cachoeira, quando uma mulher, saiu das águas, com seu rosto coberto por algo que não sabia identificar, ela era linda e ao mesmo tempo que eu achei linda, eu estava temente, pois era algo grandioso e que eu não tinha até ali conhecimento real do que era.
Ela ficou próxima de mim, jogou a água na minha cabeça e foi como se tivesse tirando uma lama de meu corpo, porem acordei desse sonho e fiquei com isso na cabeça.  Comentei com minha mãe sobre o sonho e ela disse, essa é orixá Oxum.
A orixá que é sua mãe. 

E ela me disse assim:
Oxum é a orixá dos rios, a orixá do amor, do ouro, da beleza. Acho eu particularmente a orixá mais linda e maravilhosa que tem!
Oxum é a orixá das cachoeiras. Ela está sincretizada com nossa senhora Aparecida.
Quando os escravos chegaram ao brasil e foram proibidos de cultuar os orixás e praticamente convertidos a força, eles perceberam pequenas semelhanças entre oxum e nossa senhora Aparecida.
Oxum/osun. Que tem um rio em seu nome a Nigéria, sendo a Deusa desse rio. A imagem de uma santa encontrada em um rio por pescadores, talvez aí tenha nascido o seu sincretismo religioso.

Oxum é a beleza, é o brilho do ouro.
Como diz a música, "nessa cidade todo mundo é de oxum, Homem, menino, menina ou mulher..."

Oxum é o encanto, a beleza, o brilho dos olhos em cada pessoa. A Água que mata nossa sede tem Oxum. Quando nos olhamos no espelho e se sentimos belos, ali está Oxum, na beleza. O sorriso de uma criança que nos mostra o verdadeiro amor, ali está Oxum. Naquela comida preparada com amor, mas com tanto amor é ali que está oxum.
Seu amor, já diz tudo que se faz com amor é bom e oxum está ali!
E quando não estamos bem, parece que o mundo nos derrubou, pense em um rio...onde ele vai indo leve, mas é em sua queda d'água que está a sua força. 
Assim como a força de oxum é na cachoeira, na queda que se mostramos fortes. 
Oxum está presente nos mínimos detalhes, 
Com todo amor de oxum à vocês!
 

TEXTO: Diego Agassi | Terapeuta Holístico, Oraculista e Sacerdote de Umbanda

INSTAGRAM: @diegoagassi

 

LEIA TAMBÉM: 

Por