Óleos essenciais e os arquétipos das Deusas
Por Redação João Bidu 07/10/2020 ÀS 15H00
Desde a descoberta das civilizações e a sua evolução, temos os registros de plantas aromáticas associadas ao uso energético, atrativo e de ligação com as religiões de todas civilizações.
Na Grécia antiga, a vida em sociedade era baseada na mitologia grega, onde as Deusas eram cultuadas e foram associadas a energia feminina reverenciada pela representação de arquétipo da Grande Mãe e que foram divididas em partes, identificando suas principais forças e chagas.
Athena, Ártemis, Afrodite, Deméter, Hécate, Hera e Perséfone. Sete diferentes arquétipos que refletem distintas forças, pensamentos e instintos das mulheres, dentro da compreensão e representação na organização social. Junto às suas imagens, ervas e plantas foram associadas às características desses arquétipos para nos ajudarem a conectar com essas Deusas no que cada uma representa dentro de nós.
Através da Aromaterapia podemos trabalhar esse processo de autoconhecimento, atraindo e harmonizando um pouco dessas Deusas dentro de nós, extraindo o melhor de cada uma delas.
-
Deusa Afrodite
Deusa do amor. Com a sua sensualidade e magnetismo natural costuma atrair todos ao redor. Desenvolve sua beleza e reconexão com seu amor próprio, romance, encantamento, talento artístico, magnetismo, companheirismo, paixão e sensualidade.
Óleos associados:
*Ylang Ylang: acalma os nervos e integra as emoções, é uma essência magnética para aumentar a libido e a atração sexual.
*Jasmim: desperta a conexão com seu próprio corpo, o magnetismo pessoal, te reconectando com sua essência e tudo aquilo que é importante para você.
*Rosa: resgata o mais puro e singelo sentimento de amor a vida.
-
Deusa Artemis
Deusa selvagem, ela busca a liberdade em tudo. Independência e autonomia, energia introvertida, conexão com a natureza e com a Terra,física e atlética, conexão com o corpo físico, energia vital física, valoriza a liberdade, autossuficiência emocional, fica bem em sua solitude, aventureira. No amor pode seduzir ou muitas vezes ser vista como “bicho do mato”.
Óleos associados:
*Bergamota: usado como energizante psíquico e fonte de poderes despertando força e coragem
*Cedro: Alivia tensão, preocupações, raiva e medo. Combate problemas crônicos ligados a energias reprimidas reforçando a força e a coragem.
-
Deusa Athena
Deusa da sabedoria e da civilização, guia aspectos da carreira e da vida profissional, intelectual, rege a tecnologia, a ciência e os movimentos políticos e sociais, independência e autonomia, raciocínio lógico, energia extrovertida, prática, guerreira, luta pelas causas que acredita, busca pela justiça, coragem heróica. No amor, costuma ter dificuldades em vivenciar uma paixão.
Óleos associados:
* Alecrim: foco, direcionamento, produtividade.
* Gerânio: permitir a conexão com a feminilidade e a aprender a se relacionar com o amor.
-
Deusa Deméter
Deusa das colheitas, a “mãe”, ela gosta de cuidar e zelar. Rege as colheitas, rege os ciclos reprodutivos, relacionada à maternidade, rege a fertilidade, instinto para cuidar, doação e entrega, paciência, cuidado e dedicação.
Óleos associados:
* Laranja doce: representação do sol, da família, da harmonia, do acolhimento, do plantio e da colheita.
* Mirra: associada a Demeter, estimula a paz, a harmonia e a conexão divina.
-
Deusa Hécate
Rege as encruzilhadas e os caminhos. Hécate está associada à cura, profecias, visões, magia, lua nova, magia negra, encantamentos, vingança, livrar-se do mal, riqueza, vitória, sabedoria, transformação, purificação, escolhas, renovação e regeneração.
Óleos associados:
* Cipreste: finalização de ciclos passados para entrada do novo, aceitação, regeneração.
* Olibano: associada a Hecate e a Magia, expandindo a energia e intuição elevando o poder e a conexão com espiritualidade.
-
Deusa Hera
Rege o mundo material, poder e governança, liderança, confiança, autoridade e dignidade, ligada à tradição, energia prática e direta, parceria forte e equilibrada com os homens, autoconfiança, determinação e paciência.
Óleos associados:
* Sândalo: estimula a conexão e intuição. Inspira a aceitação e compreensão com os outros com o coração aberto.
*Manjericão: reparador físico e mental. Promove presença, poder pessoal, autoconfiança, energia e vitalidade.
-
Deusa Perséfone
Relação com o sobrenatural, intuição, mistério da força vital, experiências místicas e visionárias, contato com poderes transpessoais superiores da psiquê, relacionamento com o mundo onírico (dos sonhos).
Óleos associados:
* Abeto: indica uma perspicácia abrangente do que está deixando de ser e do que está por vir.
*Mirra: é símbolo da intuição, meditação e a habilidade em estabelecer conexões transpessoais.
TEXTO: Lu Fernandes | Terapeuta holística, aromaterapeuta, estudiosa do ocultismo e práticas espirituais, Sacerdotisa na Magia Natural e Guardiã nos Círculos de Mulheres.
INSTAGRAM: @terapeutamagica
LEIA TAMBÉM:
- Conheça o Mito de Deméter e a Primavera
- Aromaterapia e a Prosperidade da Primavera
- 6 óleos essenciais para acessar o poder feminino
02723