Fale conosco

Astrologia

Fim do Mercúrio retrógrado: O que fazer?

Mercúrio Retrógrado - Shutterstock

Ufa! Chegamos ao fim do Mercúrio retrógrado; o astro voltou ao seu movimento direto. O planeta que rege Gêmeos e Virgem saiu de seu aspecto retrógrado ontem, 10 de março, assim permanecendo até 19 de junho. Sim, o astro mais perto do Sol cujo ciclo leva 88 dias, ficará novamente retrógrado daqui alguns meses.

Todo planeta fica retrógrado em algum momento do ano - até Plutão. Obviamente o astro não muda sua órbita e direção, afinal, isso causaria um caos inimaginável no sistema solar. Mas a menor distância do planeta com a Terra no período causa uma “ilusão de ótica”, como se ele andasse para trás. Os antigos, cujos conhecimentos de astronomia eram poucos, ficavam apavorados com essa percepção e, embora a ciência tenha evoluído, tal fenômeno ainda causa desconforto em muita gente. E no caso de Mercúrio, o movimento retrógrado se repete três vezes por ano.

Os momentos de retrogradação não são, de forma alguma, sinais de mau agouro. Mas são períodos em que é preciso ter mais atenção com os assuntos que o planeta rege. Vou dar um exemplo que me foi ensinado há alguns anos pelo astrólogo Robson Papaleo: coloque seu polegar a uma distância de 20 centímetros do nariz, na altura dos olhos. Certamente você o enxergará claramente. Agora coloque o mesmo polegar colado na ponta do nariz. A percepção dele fica embaçada, certo? Essa é a ação da retrogradação em nossas vidas; ela deixa os assuntos do planeta confusos e difíceis de perceber com clareza.

Astrólogos do passado achavam que o planeta, ao inverter seu trajeto, desconstruiria aquilo que foi descontruído. Hoje entendemos que isso não acontece na retrogradação - apenas é preciso ter atenção para não se envolver em confusões.

Mercúrio rege a comunicação, as viagens e deslocamentos curtos, documentos, comércio e o raciocínio. Ele, retrógrado, pode causar confusão nesses assuntos. Há quem ache que o Mercúrio vai criar situações de atraso ou problemas de computador. Porém, os problemas surgem porque as pessoas tendem a estar menos atentas a horários ou detalhes, sendo obrigadas a refazer trabalhos e estar mais ligadas ao relógio, ou ainda porque estão mais descuidadas com seus objetos.

A comunicação também pode ficar mais truncada, mais difícil, gerando mal entendidos, assim como a capacidade analítica. Durante a retrogradação é preciso duas ações: ter mais atenção a tudo que se escreve, fala e assina e, por outro lado, também é uma excelente oportunidade para rever caminhos, ideias e até a forma como você se expressa.

Quando Mercúrio volta ao movimento direto, aquilo que foi analisado ganha mais força ao ser mudado. Portanto, agora é um excelente momento para fazer a revisão do carro, pedir segunda opinião médica e começar um novo curso. Também é o momento ideal para chamar para a conversa qualquer pessoa com quem você tenha se desentendido. Tudo ficará mais claro - e direto, como Mercúrio.

Instagram: @hidaricardo

LEIA TAMBÉM

Por