Fale conosco

Religiosidade e fé

Dia da Bíblia: saiba mais sobre o livro sagrado dos cristãos

A Bíblia é a principal ponte que nos interliga a Deus - Shutterstock.

A leitura diária da Bíblia é de extrema importância para o fortalecimento da nossa fé. Ela é o Livro Sagrado de todos aqueles que seguem Jesus Cristo. O mês de setembro é dedicado à Bíblia pela Igreja Católica em razão da celebração a São Jerônimo no dia 30 deste mês, por isso esta data é considerada o dia da Bíblia. Foi ele quem traduziu as sagradas escrituras do hebraico e do grego para o latim, que era a língua falada no Império Romano, e deu origem a muitas outras línguas, como o próprio português.

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Revelações divinas

Ao todo, são 73 registros na Bíblia, divididos em Antigo Testamento (46 livros) e Novo Testamento (27 livros). Nela, estão contidos todos os ensinamentos, revelações e manifestações de Deus. Na hora da leitura da Bíblia, não se prenda a quantidade. Existem textos complexos que merecem atenção para serem entendidos, bem interpretados e contextualizados, pois existem diferenças da época em que foram escritos aos dias de hoje. Faça sempre uma oração antes de iniciar a leitura e limpe sua mente e coração durante esse ato.

Bíblia o ano inteiro

Não existe um dia ou mês específico para se ler a Bíblia. Todos os dias devem ter algumas horas dedicadas à palavra da salvação.

No entanto, para que se possa celebrar esse instrumento de comunicação com Deus de forma mais abrangente, a Igreja Católica escolheu setembro para ser o mês da Bíblia. É porque justamente na última data deste período (30) comemora-se o dia de São Jerônimo. Foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, língua falada no Império Romano e usada na liturgia do Catolicismo. Hoje, a Bíblia é considerada um dos livros mais populares do planeta, já que foi traduzida para a maioria dos idiomas oficiais.

Oração para compreensão bíblica

“Ó Jesus, o maior professor de todos os tempos, agradecemos pelo presente que nos deixaste, a Santa Bíblia. Tu inspiraste profetas e apóstolos, fazendo com que eles eternizassem a Palavra Sagrada. Sempre mantém minha fé na Santa Palavra, acreditando que ela é originária do Espírito Santo, não de autoria dos homens como alegam falsos professores. Continua guiando-me através destes livros, concedendo-me a visão e sabedoria necessárias para entender plenamente os teus mistérios. Agradeço pelos teus ensinamentos retos. Tua generosidade é superabundante!”

Antes de ler a Bíblia

“Senhor, acalma o nosso coração e concede-nos o entendimento para compreendermos verdadeiramente vossas santas palavras de conselho. Queremos aprender toda a história de nossa salvação e, mais que isto, aplicá-la em nossa vida. Pela intercessão das santas almas que escolhestes para escrever as palavras mais preciosas do universo, dai, pelo vosso poder, as virtudes necessárias para colocar tudo o que lemos em prática, na expectativa de ajudarmos nossos irmãos necessitados. Pela leitura da Bíblia, nos propomos a sermos imitadores e propagadores de vossos conselhos e a educar, com caridade, os que estão próximos a nós para que sempre vos louvem e bendigam o nome poderoso do altíssimo. Que vossas palavras sejam luz para meus pés e sal para o meu alimento. Amém.”

Dicas para habituar-se a ler a Bíblia

1) Antes de iniciar a leitura, faça uma oração de sua preferência com muita fé.
2) Medite um texto por dia. Saiba que não é a quantidade que importa, mas, sim a qualidade da leitura que você realizar.
3) Anote na sua Bíblia os textos que mais lhe chamam a atenção.
4) Quando encontrar textos difíceis, passe adiante. Deixe esses trechos para quando encontrar alguém que possa lhe explicar.
5) Vários textos foram escritos para determinada época, por isso saiba interpretá-los para aplicá-los em sua vida.

LEIA TAMBÉM

Por