Últimas

Conheça os benefícios da berinjela para o corpo

Por Redação João Bidu 25/02/2021 ÀS 12H00
Veja as vantagens da berinjela e receitas para fazer no dia a dia Veja as vantagens da berinjela e receitas para fazer no dia a dia - Crédito: Foto de Zen Chung/Pexels.

Fonte de vitaminas e minerais, como o ácido fólico, potássio, manganês, fósforo e magnésio, a berinjela traz muitos benefícios para o organismo. Além disso, é rica em fibras alimentares e também em cálcio, mineral que, além de atuar na manutenção da estrutura óssea, auxilia no emagrecimento.  

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste Link!

Os benefícios da berinjela

Faz muito bem

A cor característica da casca, roxo bem intenso, indica a presença de flavonoides diversos como a nasunin, um antioxidante que combate os radicais livres; ácido clorogênico, capaz de reduzir o colesterol e com ação anticancerígena; e resveratrol, outro antioxidante com grandes benefícios para o coração, vasos sanguíneos e sistema imunológico.  

Contra o diabetes

É um legume de baixo índice glicêmico, ou seja, libera gradativamente o açúcar no sangue, evitando o aumento rápido da glicemia. Com isso, a insulina é produzida em menor quantidade, impedindo a queda acentuada da glicose no sangue. O consumo dela ajuda, inclusive, a controlar a necessidade que o organismo sente de repor esse nutriente, evitando a busca por carboidratos simples, como o açúcar.  

Limpa o organismo

Ela é rica em fibras, assim faz com que o intestino trabalhe adequadamente, limpando o corpo das toxinas consumidas nos outros alimentos, além de te deixar saciada por muito tempo.  

Tira o inchaço e emagrece

O alimento é composto por 90% de água, o que contribui para desinchar e combater a retenção de líquido. Outra boa notícia: é um pouco calórica! De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), cada 100g do legume apresenta apenas 19 kcal. Vale lembrar: para que a berinjela auxilie no processo da perda de peso você deve incluí-la na sua alimentação, mas também é necessário adotar hábitos saudáveis e uma rotina de exercícios físicos. Mudar seu estilo de vida faz toda a diferença para garantir uma vida saudável e livre de doenças.   

Receitas pra lá de saudáveis!

Para diversificar o consumo, aprenda outras formas de preparo da berinjela: Água e farinha de berinjela! Tanto a farinha quanto a água são opções para consumir, no dia a dia, todos os nutrientes fornecidos por este vegetal, o que ajuda na manutenção do peso e da saúde. Conheça os benefícios da água e da farinha de berinjela  

Água de berinjela

Possui um alto teor de fibras solúveis, que formam um gel no estômago, gerando a sensação de saciedade. O líquido ajuda, ainda, na eliminação de toxinas, na hidratação do organismo e na melhora do trabalho intestinal. Prepare em casa: corte 1/2 berinjela em cubos para cada 250ml de água mineral. Deixe os pedaços de molho da noite para o dia. Na manhã seguinte, descarte o legume e beba a água. Como consumir: a recomendação é ingerir 1 copo (250ml) por dia, pela manhã, ainda em jejum. Ela também pode ser utilizada no preparo de sucos naturais.  

Farinha de berinjela

Nesta versão, a concentração de fibras solúveis comparada com o alimento in natura é alta. Essa variedade auxilia na diminuição dos índices de colesterol e de triglicérides. Quando chega ao estômago as fibras se dissolvem, formando um gel que captura parte da gordura e açúcares dos alimentos. Resultado: menor acúmulo de calorias. 

Prepare em casa: separe 1 kg de berinjela, com casca, bem lavada e cortada em fatias. Arrume-as em uma fôrma de modo que não se sobreponham. Leve ao forno baixo até que elas estejam bem secas. Espere esfriar e bata tudo no liquidificador até virar um pó. O ideal é que a farinha seja armazenada em potes escuros e com tampa, em local fresco ou na geladeira. 

Como consumir: apenas 2 colheres (sopa) por dia, acrescentada em iogurtes, sopas, saladas ou o que mais você preferir. Atente-se para não armazenar o produto por mais de duas semanas. Se não quiser fazer, você pode encontrá-la em lojas de produtos naturais.   

LEIA MAIS:

03433