Fale conosco

Amor

Câncer ginecológico: entenda quais os tipos e como prevenir

- Reprodução/Freepik
Apesar da importância das visitas regulares ao ginecologista, muitas mulheres ainda não entendem o motivo verdadeiro da consulta - ou, se sabem, podem acabar ignorando. Exames como a mamografia, papanicolau e o ultrassom transvaginal servem para detectar um câncer ginecológico em estágio inicial, uma vez que esses tumores são responsáveis por 19% dos diagnósticos no mundo, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer. Conheça melhor cada tipo da doença e como se prevenir!

Tipos de câncer ginecológico

Os mais comuns instalam-se no colo do útero e no endométrio. O primeiro tem como causa principal a ação do vírus HPV, uma doença sexualmente transmissível que pode ser prevenida pela vacina. É o que mais acomete as mulheres atualmente, tendo mais de seis mil novos casos só no começo de 2018, de acordo com o instituto nacional de câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) . O segundo tipo, o do endométrio, atinge a camada interna que reveste o útero. Outros quadros menos frequentes - mas que devem ter tanta atenção quanto os mais corriqueiros - são: tumores nos ovários (sendo este o mais difícil de identificar precocemente por falta de sintomas), vulva e vagina (ambas raras, mas facilmente diagnosticadas com visitas periódicas ao ginecologista).

Como prevenir

O câncer no colo do útero é o tipo ginecológico mais frequente e o terceiro que mais acomete as mulheres. Saiba mais sobre o assunto! LEIA TAMBÉM Texto: Camila Ramos/Colaboradora
Por