Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Seis coisas que são tradicionais na quaresma e você não sabia

De cobrir os espelhos a abstinência de sexo, veja algumas tradições típicas da quaresma que provavelmente você não conhecia

quaresma-tradições-típicas
Relembre algumas tradições típicas da quaresma - Foto: Shutterstock

A quaresma se inicia, após o carnaval e são os 44 dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo. Antes durava 40 dias, mas o Sumo Pontífice Paulo VI ampliou o período há alguns anos atrás. Existem várias tradições comuns desse período.

Assim, pensando nisso, resolvemos relembrar tradições antigas e típicas da quaresma que você pode ou não conhecer. Veja a seguir: 

Quaresma: costume de cobrir espelhos

Certamente você viu sua avó ou até mesmo sua mãe cobrindo ou guardando os espelhos no período da quaresma. Os espelhos são portais para outras dimensões e como no período quaresmal estamos mais sensíveis a energias e vibrações negativas, muitos têm esse costume de cobrir ou guardar os espelhos.  

Cobrir santos

Santos católicos são cobertos no período da quaresma com um pano roxo. É uma forma de solidariedade e união profunda a  paixão de Cristo. Não é como luto, é um momento de reflexão. Cruzes são cobertas na quarta-feira de cinzas e descobertas na sexta-feira santa. Já os santos têm os panos retirados na vigília pascal. 

Quaresma: jejum de carne vermelha 

O jejum acontece no começo da quaresma com a quarta-feira de cinzas e no final com a sexta-feira santa. Ovos, peixes e laticínios podem ser consumidos normalmente.

Evitar falar palavras negativas 

Até fora da quaresma é importante evitar xingamentos, palavras negativas, pois elas possuem baixa vibração e atraem coisas ruins para quem fala. Não fale principalmente a palavra desgraça. Ela significa a falta de benção divina. E é o contrário de graça, que significa dádiva, dom, benefício.  

Parar hábitos de limpeza e vaidade na semana santa 

Antigos não varriam a casa, não  penteavam o cabelo e não tomavam banho na semana santa. Tudo em respeito a Virgem Maria, mãe de Jesus, se pensava que uma mãe que perdeu seu filho não faria isso e por isso existia o costume. 

Não ouvir ou cantar músicas

Em respeito a reflexão sobre a paixão de Cristo não se escuta ou canta músicas até o final da quaresma.

Abstinência de sexo 

No período da quaresma as pessoas devem fazer jejum de coisas que gostam de fazer, de alimentos que gostam de consumir e ou até hábitos. Por isso, algumas pessoas escolhem não ter relações nesse período.

Apaixonada por comunicação desde que se entende por gente é formada em jornalismo e pós-graduada em comunicação e produção de moda. Em João Bidu colabora com todas as editorias incluindo a que é especialista.

Leia Também

Espiritualidade

Acredita que precisa se dedicar mais ao mundo espiritual e está se distanciando cada vez mais dele? Saiba como se reaproximar

Simpatias

A quaresma antecede a Páscoa e traz a conexão com as vibrações positivas. Por isso, aprenda esses rituais e atraia mais prosperidade

Espiritualidade

Desde o seu surgimento, a Umbanda torna-se um conceito de cura através dos seus conhecimentos e ensinamentos

Rituais

As festas populares realizadas durante o mês de junho são especiais por suas riquezas culturais e folclóricas, sendo recheadas de danças e comidas típicas....