Recentemente em seu Instagram, a influenciadora Bianca Andrade, Boca Rosa, indicou o livro “Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”. Escrito pelo neurocientista japonês, Ken Mogi, um dos autores mais vendidos em Tóquio, no Japão, a obra traz cinco passos para você encontrar satisfação e alegria em tudo aquilo que faz, segundo uma antiga filosofia japonesa. Ficou curioso sobre o assunto? Então, conheça aqui mais sobre a filosofia Ikigai.
COMO SERÁ O SEU DIA HOJE?DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO
O que é a filosofia Ikigai?
É possível viver uma vida plena, longa e feliz? Sim, e, para os japoneses, a fórmula é encontrar o seu próprio ikigai para você viver mais, ter mais saúde, ser menos estressado e, principalmente, mais realizado com a sua vida.
A mandala da filosofia ikigai é uma ferramenta de autoconhecimento que aborda diversas áreas e intersecções da vida pessoal e profissional. Seu significado é uma vida em harmonia com seus desejos e expectativas, portanto permitindo um processo reflexivo sobre si. Afinal, a crença japonesa parte do princípio de que a busca pelo sentido na vida está não apenas relacionado ao entendimento de nossas crenças e relacionamentos, mas também a nossa profissão, vocação, trabalho e lazer
Mandala Ikigai
A mandala Ikigai é bastante simples de ser implementada. Ela é composta por quatro círculos que se sobrepõem: o que amo fazer, o que posso fazer bem, o que posso ser pago para fazer, o que o mundo precisa. Ao centro, onde há a intersecção principal, está o ikigai. Assim, a mandala permite uma boa visualização da correlação entre estes aspectos.
Além disso, outra finalidade dessa ferramenta é humanizar aquilo que fazemos. Assim, a filosofia Ikigai tem como um de seus objetivos quebrar a ideia do trabalho enquanto obrigação social, para uma visão mais humana, na qual podemos encontrar sentido e satisfação naquilo que realizamos, principalmente trazendo felicidade com seu propósito realizado entre os aspectos pessoais e profissionais.
Leia também:
Inimigos de Áries: conheça os signos que não possuem afinidade com os arianos
Dia do Solteiro: descubra quem são os signos que amam a solteirice