Neste dia 27 de Março, o cantor Renato Russo, líder da banda Legião Urbana, faria 63 anos. Nascido com o Sol brilhando no signo de Áries, ascendente em Peixes e Lua também em Áries, Renato era um fã dos estudos astrológicos. Em algumas músicas, inclusive, colocou elementos da Astrologia para sintetizar personagens e histórias. Quem não se recorda do clássico “Eduardo e Mônica”, com a célebre frase “ela era de Leão e ele tinha 16”- composição, aliás, que foi escrita com o Sol estando em Gêmeos como o próprio autor deixou escrito. Nascido no Rio de Janeiro, Renato explicava sua sensibilidade através do seu trabalho. Místico? Oculto? Poeta? O Mapa Astral explica.
Mapa Astral de Renato Russo: emoção de dentro pra fora
Peixes, o signo predominante
Sol e Lua em Áries e uma personalidade pisciana. Dois extremos para responder a tanta emoção fizeram de Renato Russo um dos maiores ídolos do cenário musical brasileiro. Seu Mapa Astral traz elementos suficientes que explicam o cantor viver uma vida de intensidades. Além do ascendente, que corresponde a nossa personalidade, Renato tinha Mercúrio, Vênus e pontos astrais, como kiron e Roda da Fortuna também em Peixes. Era um apaixonado, que encontrava em seu trabalho a forma de expressar o que sentia. Mercúrio, o planeta da comunicação e expressão, em um signo como este, reverbera uma mente totalmente ligada com suas emoções, onde a intuição se faz presente. Não à toa, a banda Legião Urbana foi e é conhecida até hoje por suas canções atuais e que fazem sentido em todos os tempos.
Sol e Lua em Áries
Sol e Lua em Áries no Mapa Astral de Renato correspondem a força externa, a coragem e a impulsividade com assuntos mais sérios e tradicionais. Tal posicionamento do cantor mostra uma atitude dual – enérgica com o que não aceitava e determinado quando enxergava valor. Esta união planetária em Áries requer muita coragem em ser quem é.
Como um anjo caído fiz questão de esquecer…
Pelo Mapa Astral, Renato traz a curiosidade em assuntos ocultos, místicos e espirituais. Tendo a Casa 9, setor da expansão de consciência e espiritualidade, no signo de Escorpião – ao qual, aliás, faz uma sincronia perfeita – ele tentava mostrar ao mundo a ideia de que existia algo além do que os nossos olhos podem enxergar. É o caso da música “Monte Castelo”, de 1989, que traz versos como “Ainda que eu falasse a língua do homens, e falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria”, tendo como base um trecho bíblico, tradicional e antigo, mas que, poderia ser transformado em uma mensagem universal, sem restrições.
Nosso futuro recomeça…
Tal posicionamento ousado de Renato para a época se deve a Marte em Aquário, uma união de coragem e de atitude, já que o planeta da ação se encontrou com o signo da quebra de padrões. O poeta trazia este encontro planetário em sua Casa 12 do Mapa Astral, o setor dos sonhos e do inconsciente. Não é de se estranhar, tendo em vista esta informação, o quanto suas canções batiam em teclas como o respeito pelas diferenças e o quão retrógrado é o mundo que não vê que a solução talvez não esteja tão longe, afinal o “amor tem sempre a porta aberta” (trecho da canção “Perfeição”, uma música considerada aquariana para a época, aliás, e que é uma ode aos questionamentos do vocalista em relação ao que era “certo” e “tradicionalmente aceito”).
Sol em Áries x Sol em Libra
Renato nos deixou em 11 de Outubro de 1996, com o Sol estando em Libra, signo oposto complementar a Áries. Tal coincidência cósmica se dá também em seu Mapa Astral: o representante da balança ocupou sua Casa 8, da morte e regeneração, o que configura uma vida de altos, baixos, aprendizados, ensinamentos, mas sobretudo, de um grande valor.
Algumas músicas com citações astrológicas
Faroeste Caboclo ( “Nunca brinque com um Peixes de ascendente em Escorpião”)
Eduardo e Mônica (“Ela era de Leão e ele tinha 16”)
Vinte e Nove (“E aos 29, com Retorno de Saturno, decidi começar a viver”)