O trânsito de Mercúrio Retrógrado é de longe um dos mais temidos para quem gosta de assuntos astrológicos, já que as redes sociais ajudam a propagar esse medo em torno do planeta. Mas, calma lá! Para ajudar a entender melhor o que isso significa, resolvemos listar alguns aprendizados que esta época pode nos ensinar – e podemos garantir: não é de todo mal assim.
COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO NO HORÓSCOPO DIÁRIO! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO
Afinal, o que é Mercúrio Retrógrado?
O planeta Mercúrio é o regente dos signos de Gêmeos e Virgem – ele é quem nos oferece energias das quais sentimos diariamente, como a nossa comunicação e em tudo que facilita nossa vida e o trabalho no cotidiano. A Astrologia o relaciona como um planeta exterior, ou seja, por ser rapidinho, se movimenta quase que na cola do Sol, suas influências são mais sentidas em nossa vida diária. Quando ele entra em modo retrógrado (cerca de 3x ao ano, por 25 dias, em média), ele “estaciona” essa vibração que normalmente nos oferece, o que causa alguns transtornos e desafios, tais como: aparelhos eletrônicos que apresentam defeitos, comunicacao fica distorcida em todos os setores da vida (incluindo redes sociais) projetos de trabalho que não andam, assim como a propagação de fraudes e fake news que ficam em maior evidência.
Afinal, o que isso tem a nos ensinar?
Toda época de retrogradação de um planeta temos a oportunidade de rever algumas situações da nossa vida. Estes momentos nos trazem o desafio de parar com a vida movimentada e corrida para que possamos enxergar com responsabilidade o que de fato é necessário mudar, rever, reavaliar, decidir e seguir em frente. Veja algumas lições que podemos tirar de Mercúrio Retrógrado.
Manter-se no presente
Por ser um planeta que causa certa ansiedade, é bem comum apresentarmos alguns excessos. Contudo, quando Mercúrio fica retrógrado, ele naturalmente coloca o “pé no freio” de muitas coisas em nossa vida para que possamos vivenciar o aqui e agora. Afinal, de nada adianta buscarmos o futuro se não construirmos o presente.
Ouvir mais do que falar
Por reger a comunicação interpessoal e digital, é natural que aconteçam falhas e más interpretações. Por isso, exercitar o ato de ouvir pode trazer mais entendimento da sua responsabilidade nas relações que tiver, sejam pessoais ou profissionais.
Separar o que é urgente de importante
No mundo de hoje, onde estamos correndo sem saber exatamente para onde, é bem comum confundirmos o que é urgente de importante. E, com isso, deixamos de lado algumas prioridades que também precisam da nossa presença. Por isso, com os desafios propostos por Mercúrio Retrógrado, entender quais são os pontos essenciais que devemos cumprir em ordem de importância podem fazer uma grande diferença na rotina (lembrando que Mercúrio é o planeta de Virgem, ou seja, a organização também faz parte da sua essência!).
Mudar faz parte da vida
Nem tudo é como é para sempre. O vai e vem da vida nos permite sempre melhorar e evoluir – e seria injusto com nós mesmos se não pudéssemos aproveitar. Por isso, Mercúrio Retrógrado pode ajudar a refazer alguns caminhos, decisões e escolhas pelo simples fato de que precisamos passar de fase em nossa vida. Se a mudança estiver batendo em sua porta, abra sem medo!