Notícias

Yoga em casal: 5 posturas fáceis para praticar com seu par

Por Julia Abud 18/05/2020 ÀS 11H42
Aprenda posturas práticas para se fazer em casa Aprenda posturas práticas para se fazer em casa - Elly Fairytale/Pexels

O yoga consiste na prática de exercícios que ajudam a relaxar os músculos, aumentam a flexibilidade do corpo e aliviam as dores físicas. No campo emocional, essa prática colabora na diminuição da ansiedade, pois os movimentos trabalham com a concentração e a respiração - ferramentas que, quando bem desenvolvidas, ajudam no controle emocional.

Existem algumas posturas fáceis de yoga que podem ser feitas em casa, tanto sozinho(a) quanto acompanhado(a). Então, se você tiver um(a) parceiro(a) que está passando a quarentena com você, praticar yoga em casal será eficiente para ambos, uma vez que um motivará o outro na realização dos exercícios, além de ser uma forma de maior aproximação entre vocês e uma distração para a mente de ambos.

Portanto, aprenda 5 posturas de yoga em casal para treinar em conjunto com quem ama, sem sair de casa.

Posições de yoga em casal

Meditação

Antes de começar o yoga, faça uma pequena meditação junto com seu par. Vocês podem ouvir uma música calma, utilizar incensos ou recitar mantras - tudo para ajudar na desaceleração da mente e do fluxo de pensamentos. Respirem profundamente e permaneçam nesse estado por alguns minutos.

Acordando o corpo

Sentem-se no chão, um ao lado do outro. Vocês podem utilizar um tapete de yoga ou uma toalha estendida no chão para impedir o contato direto do corpo com o solo. Encostem as solas dos pés uma na outra e, então, buscando deixar a coluna reta, inclinem o corpo em direção ao chão, enquanto seguram os pés com as mãos. Respirem profundamente.

yoga em casal borboleta

1ª posição

Para começar, que tal um alongamento? No chão, em um tapete de yoga ou em um lenço estendido, sentem de frente um para o outro. Em seguida, unam as solas dos pés e ergam as pernas retas, pressionando seus pés contra os do(a) parceiro(a). Para ajudar, segurem as mãos ao lado das pernas e lembrem-se de manter o abdômen ativo para que a postura seja bem executada. Tentem manter as costas retas.

yoga em casal

2ª posição

Sentados de pernas cruzadas, fiquem de frente um para o outro. Com a postura reta, torçam o tronco para lados opostos e segurem as mãos por trás das costas para manter o equilíbrio. Fiquem nessa posição por 30 segundos e, em seguida, façam o mesmo movimento para o outro lado. Isso contribuirá para o alongamento das costas de ambos.

posição de yoga em casal

3ª posição

Sentem de costas para o outro. Peça para seu parceiro levantar os braços retos acima da cabeça. Com seus braços dobrados para trás por cima da cabeça. segure as mãos dele e, devagar, leve seu tronco para frente o máximo que conseguir, sem curvar a coluna e sem soltar as mãos do seu companheiro. Se puder, leve a testa ao chão. Fique na posição por 30 segundos e, depois, diga para seu par fazer o mesmo com você.

terceira posição de yoga em casal

4ª posição

Para realizar a posição do "quadrado" é preciso muito cuidado de ambos. Com seu parceiro sentado no chão com as pernas estendidas, fique de costas para ele e segure, com firmeza, os tornozelos dele. Com cuidado, seu par pegará seus tornozelos e os levantará suavemente, até que os braços de vocês fiquem esticados, formando um quadrado. Em seguida, peça para que ele desça seus pés novamente com cuidado.

quarta posição de yoga em casal

5ª posição

Em pé, um de costas para o outro, inclinem o tronco para frente, o máximo que conseguirem. Para manter o equilíbrio da posição e sentir mais intensidade do movimento, segure os cotovelos do seu parceiro e diga para ele fazer o mesmo com você.

Quinta posição do yoga em casal

Para cada posição do yoga em casal, o ideal é permanecer 30 segundos e repetir o mesmo movimento, pelo menos, duas vezes. Não se esqueça de respirar de forma lenta e profunda. Procure deixar a mente focada no presente e não exijam demais do seus corpos, principalmente se vocês forem iniciantes. Priorizem o bem-estar e a boa execução das posturas.

LEIA TAMBÉM:

02062