Na vida, todos nos deparamos com aqueles momentos em que somente a determinação, simplesmente não basta. Sabe aquela sensação de saber o que precisa ser feito, mas ainda assim sentir que falta algo para avançar? Às vezes é uma condição real, mas em grande propensão é um processo mental e até mesmo emocional. É verdade que a força de vontade, nem sempre é suficiente para vermos realizado algo que gostaríamos muito e que de fato pode nos levar para novos patamares na vida. Mas você sabia que uma combinação de duas cartas do tarot nos dá pistas valiosas sobre como lidar com essa situação? Confira abaixo qual é essa combinação e aplique os seus ensinamentos para resolver esse dilema quando ele surgir em sua vida.
O princípio da ação em nossa fase de desenvolvimento infantil
No universo esotérico, toda energia ativa está relacionada com o princípio Yang, que faz referência a energia solar é também chamada de energia masculina. Absolutamente tudo para ser criado carrega esse princípio, já dizia a lei de gênero do hermetismo, tudo tem seu princípio feminino (yin) e masculino (yang), e que estes são a base para toda a criação. Todos carregamos essas energias tanto fisicamente como psiquicamente e em nosso processo de desenvolvimento pessoal elas são utilizadas, às vezes instigadas e até mesmo reprimidas.
Mesmo que sua criação tenha fugido do padrão da Heteropaterninade, com uma Mãe solo, Avós, Tios ou Homoparentalidade, esses princípios estão em cada um de nós. Além disso, é por meio deles que expomos as nossas características comportamentais e até a nossa personalidade se forma. Por isso, a maneira como esse princípio ativo é incentivado ou reprimido em nossa infância, tem um impacto profundo no desenvolvimento da força de vontade ao longo da vida.
Quando a criança recebe encorajamento para explorar, errar e aprender com suas próprias experiências, ela desenvolve autonomia, autoconfiança e uma relação saudável com a tomada de decisões.
O arcano do tarot que representa nossa força de vontade na vida
Um ambiente propício ao crescimento infantil permite que a força de vontade seja exercitada de forma natural, sem a necessidade constante de validação externa. Desse modo, fortalecendo ainda mais o processo de individualização. No tarot, a representação desse aspecto da personalidade humana é representada pelo arcano maior O Imperador. Ou seja, aquele que possui determinação e suficiência para gerenciar sua própria vida, construindo seu espaço com firmeza, confiança e certeza.
Por outro lado, quando a criação é marcada por superproteção, críticas excessivas ou repressão emocional, a criança pode crescer sem confiança em sua capacidade de agir por conta própria. Pais e cuidadores que tentam evitar que a criança enfrente frustrações podem, sem perceber, dificultar o fortalecimento da sua força de vontade, tornando-a dependente de aprovação externa para tomar decisões.
Já em lares onde há agressividade ou figuras de autoridade opressoras, a criança pode reprimir sua expressão autêntica e, na vida adulta, sentir dificuldades em se posicionar, temendo errar ou decepcionar os outros. Já parou alguma vez para fazer uma breve analise sobre essa situação em sua vida?
As implicações da força de vontade mal desenvolvida
Esse tipo de bloqueio se manifesta de diferentes formas. Algumas pessoas se tornam excessivamente questionadoras, vacilantes e hesitantes na hora de tomar uma decisão significativa em suas vidas. Seja de maneira profissional, amorosa e até mesmo nas questões de saúde, sempre buscando garantias antes de agir, tal como o arcano menor do tarot o Pajem de Espadas.
Por outro lado, outras desenvolvem um comportamento impulsivo e reativo, colocando tudo aquilo que já conquistou em risco. Assim, minando suas chances antes mesmo de começar, tal como o arcano maior e ressonante A Morte. Ou seja, tentando compensar a falta de encorajamento com uma necessidade constante de provar algo para si mesmas ou para os outros.
Em ambos os casos, a força de vontade não se sustenta sozinha. Afinal, está condicionada a fatores externos, dificultando a persistência diante de desafios, também conhecidos como as forças de resistência. Mas calma, se você percebe que tem dificuldade em agir sem uma base de confirmação ou incentivo, saiba que é possível reequilibrar essa dinâmica e fortalecer a sua força de vontade.
A solução proposta pelos arcanos do tarot para fortalecer a sua força de vontade
Um dos caminhos que essas combinações de cartas nos indicam e que pode auxiliar na hora de lidar com essa dinâmica é sobre o reconhecimento de nossos próprios valores.
Mesmo que herdamos crenças, tradições e dogmas de nossos antepassados, ao crescermos somos livres para criar nossos valores. Afinal, nada melhor do que eles para nos guiar a tomar uma atitude mais assertiva e condizente para a vida que desejamos um dia alcançar.
Talvez seja necessário questionar alguns valores já estabelecidos. Contudo, são questionamentos íntimos feitos a nós mesmos, obtendo não somente a resposta, mas a clareza. Além disso, recebendo o direcionamento através de uma voz sábia e consciente que todos temos dentro de nós, chamada eu-superior ou self. Uma voz que sem dúvida vai nos levar a rever alguns diálogos morais e certamente nos pedir mais disciplina. No entanto, nos levará a uma orientação mais segura para a vida que desejamos alcançar, fazendo o que é preciso ser feito com força de vontade.
Gostou deste artigo? Compartilhe com quem também precisa conhecer esses ensinamentos do Tarot para fortalecer a força de vontade! Que o autoamor nos guie e que a fé nos acompanhe!
Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.
Instagram: @origemtherapias
Site: https://www.origemtherapias.com.br
Leia também:
Sino dos Ventos: descubra seu real significado
Quais ervas não podem faltar em seus rituais
