A partir desta sexta-feira (09/02), Mercúrio ingressa em Peixes, trazendo uma mudança significativa em nossa forma de pensar, comunicar e tomar decisões. Esse trânsito promete despertar a sua intuição, estimular a sua criatividade e aprofundar a sensibilidade emocional. No entanto, também pode trazer desafios, como falta de clareza e principalmente uma tendência a distrações. Mas como essa influência que ainda acompanha o movimento de retrogradação de mercúrio pode afetar seu trabalho, relacionamentos e suas escolhas financeiras nos próximos 2 meses? Neste artigo, você vai entender os impactos desse trânsito e descobrir como usar essa energia a seu favor. Além disso, você ganha dicas práticas para aproveitar seus pontos positivos sem cair em armadilhas.
O planeta Mercúrio
A astrologia e a mitologia estão interconectadas, tanto nos nomes planetários como em seus significados, sendo uma maneira de explicar não apenas o funcionamento das coisas, como elucidar nossas complexidades pessoais e coletivas. No mito o Deus Mercúrio é conhecido por seu talento com as palavras e rapidez de raciocínio. Isso lhe rendeu o título de deus da eloquência e a personificação da inteligência.
Além disso, Mercúrio também viajava entre os mundos com muita facilidade, adquirindo a função de mensageiro dos deuses, facilitando os acordos e as negociações, se tornando também o protetor das estradas, dos viajantes e peregrinos.
Além disso, ele também foi incumbido de guiar as almas até o submundo. Ao trazermos seus significados para nossa vida de uma maneira mais prática, temas como racionalidade, comunicação, negociações, vendas, deslocamento e ainda a habilidade de transitar entre as polaridades da mente consciente e inconsciente, tal como um psicopompo, estão sob domínio de mercúrio.
Mercúrio em Peixes
Esta é uma posição que traz uma mente extremamente intuitiva, criativa e sensível, características do signo de Peixes, mas essa posição também pode enfrentar desafios já que a lógica e a necessidade de objetividade ocupam boa parte do nosso dia e rotina.
Mercúrio transita pelo signo de Peixes pelos próximos dois meses, pois também terá seu primeiro movimento de retrogradação no ano, encontrando-se mergulhado em um território paradoxal e pedindo muitas revisões, pois esse signo está mais ligado à subjetividade, ao indizível e ao imaginativo do que ao pensamento racional e analítico que normalmente caracteriza Mercúrio.
O todo é mente!
A primeira e mais conhecida das sete leis herméticas que regem o universo nos diz que o todo é mente, o universo é mental e engloba tanto o que vemos, compreendemos e o que desconhecemos. É essa mesma habilidade mental e de raciocínio lógico que nos diferencia de outros seres e muito provavelmente aqui podemos encontrar uma explicação para que nos períodos de retrogradação a confusão parece se instalar em nossas vidas e isso possivelmente ficará ressaltado com Mercúrio no signo de Peixes.
Dicas do tarot para este período
Durante o trânsito de Mercúrio em Peixes, nossa mente se torna mais sensível, intuitiva e aberta a percepções sutis. No entanto, essa energia também pode gerar muita confusão, dificuldade de concentração e desafiar a nossa comunicação. O Tarot, como uma incrível ferramenta de orientação, pode nos ajudar a navegar esse período com mais clareza e propósito. Aqui vão algumas dicas que trazem lições valiosas para lidar com essa fase:
A Sacerdotisa + Oito de Ouros
O conhecimento interno aliado a uma prática diária tem o poder de transformar ideias em algo concreto. Durante esse trânsito, é fácil se pegar sonhando e é difícil manter o foco para executar. Essa combinação do tarot nos lembra que pequenas ações consistentes são a chave para materializar a criatividade pisciana em algo útil e produtivo.
Hierofante + Oito de Espadas
Crenças limitantes podem ser um grande obstáculo durante o trânsito de Mercúrio no signo dos sentimentos. Essa combinação do tarot alerta para o perigo de se apegar a ideias fixas e até mesmo mediar muito em prol de outros ou medos internos que impedem a clareza. Se perceber que está duvidando muito de si mesma, questione se suas limitações são reais ou apenas fruto de inseguranças. Buscar orientação, através do estudo, terapia ou espiritualidade, pode ajudar a encontrar um caminho mais claro.
Temperança + Três de Ouros
Equilíbrio e colaboração serão essenciais durante o trânsito de Mercúrio em Peixes. Juntas, essas cartas do tarot nos lembram que a comunicação eficaz acontece quando permitimos uma escuta ativa, cooperação e disposição para ajustar ideias. Se sentir dificuldades para se expressar ou ser compreendida, tente encontrar um meio-termo e lembre-se que trocar experiências com pessoas de confiança pode trazer insights valiosos e ajudar a transformar pensamentos abstratos em algo mais claro e produtivo.
Gostou deste artigo? Compartilhe com quem tem esse posicionamento no mapa e com quem busca autoconhecimento. Que o autoamor nos guie e que a fé nos acompanhe!
Felipe Bezerra é Tarólogo, Astrólogo e Terapeuta Holístico na Origem Therapias.
Instagram:@origemtherapias
Site: https://www.origemtherapias.com.br
Leia também:
Prosperidade e alegria: 4 simpatias com a flor de Girassol
Mercúrio em Peixes: entenda este trânsito astrológico
