Religiosidade e fé

Saiba o significado dos principais símbolos judaicos

Por Redação João Bidu 19/09/2017 ÀS 10H25
A foto mostra a Estrela de Davi, um dos símbolos judaicos A foto mostra a Estrela de Davi, um dos símbolos judaicos - Foto: iStock.com/Getty Images

Todas as religiões possuem objetos que são de grande relevância para os princípios de sua doutrina. Abaixo, conheça dois importantes símbolos judaicos: a Estrela de Davi e o Menorá.

Estrela de Davi

Um dos símbolos judaicos é a estrela de seis pontas, sendo dois triângulos entrelaçados, estampa a bandeira de Israel, definido como um “Estado Judeu e Democrático”, que tem Jerusalém – a cidade sagrada para o judaísmo – como capital. “A Estrela de Davi representa proteção, união do feminino e do masculino, dos opostos, bem como a ligação entre o céu e a terra”, pontua Carlos Batista Alves Neto, professor de História do Canal do Enem.

De acordo com a crença judaica, as seis pontas simbolizam o governo de Deus no universo. Seu nome faz referência ao Rei Davi.

“Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebron; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebron, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel” (2 Samuel 5:3)

Os livros 1 e 2 de Samuel, 1 de Reis e 1 de Crônicas narram a vida do homem que, segundo os escritos bíblicos, foi escolhido por Deus para guiar seu povo e ser o segundo rei de Israel. Por isso, a estrela também é conhecida como “escudo de Davi”.

Menorá

Trata-se do candelabro de sete braços que, junto com a Estrela de Davi, é um dos principais símbolos do Judaísmo e também representa o Estado de Israel. O objeto original era de ouro batido, maciço puro, e foi feito por Moisés. No Templo de Jerusalém, estava sempre aceso.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Érika Alfaro - Edição: Giovane Rocha

Consultoria: Carlos Batista Alves Neto, professor de História do Canal do Enem noEmbed

0410