Significado da Semana Santa: entenda cada dia do período

Semana Santa: conheça o que significa cada cada dia

Entenda o significado da Semana Santa, seus dias e relembre o caminho de Jesus Cristo até sua ressurreição, no Domingo de Páscoa

Significado da Semana Santa
Foto: Pexels

A Semana Santa é um grande marco no ano católico para os fiéis. Na semana que antecede o domingo de Páscoa, os passos de Jesus são relembrados e homenageados por seus devotos, que refletem o sofrimento e a entrega de Cristo para salvar a humanidade. Em 2019, ela começa em 14 de abril. Entenda seu significado da Semana Santa, dia após dia.

Conheça o significado da Semana Santa

Dia 1 – Domingo de Ramos

A data que dá início à Semana Santa é o dia em que, na história católica, Jesus chega à Jerusalém. Nesse dia, os fiéis levam ramos à igreja para receberam as benção de Cristo.

Dia 2 – Segunda-feira Santa

No segundo dia, é relembrada a prisão de Jesus Cristo.

Dia 3 – Terça-feira Santa

No dia em que são celebradas as Sete Dores de Nossa Senhora, o anúncio da morte de Jesus é relembrado pelos fiéis.

Dia 4 – Quarta-feira Santa

Neste dia, algumas igrejas celebram a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Também é a data em que é relembrado o Ofício das Trevas, quando o mundo já estava em trevas devido a aproximação da morte de Jesus.

semana santa

Foto: Pexels

Dia 5 – Quinta-feira Santa

É o dia em que é celebrada a Instituição do Sacramento da Eucaristia, ou seja, os fiéis relembram o momento da última ceia de Jesus Cristo, destacando a benção com os Santos Óleos e a cerimônia do Lava-pés.

Dia 6 – Sexta-feira Santa

É o dia em que Jesus é crucificado ao lado de dois ladrões no alto do Calvário. Às 3 horas da tarde, Cristo morre e tem seu corpo levado para sepultamento por José de Arimateia. Na data, os fiéis fazem penitências para celebrar o sacrifício de Jesus. Também é realizada a Via-Sacra em algumas cidades e bairros.

Dia 7 – Sábado de Aleluia

É onde se inicia a Vigília Pascal, que tem início no final do dia e dura até a manhã do domingo de Páscoa.

Dia 8 – Domingo de Páscoa

É a data da ressurreição de Jesus Cristo, provando que a morte não é o fim e que Ele é o verdadeiro Filho de Deus.

LEIA TAMBÉM:

Os comentários estão desativados.