Publicidade

Santa Sarah Kali: conheça sua história

24 de Maio celebra-se o Dia de Santa Sarah Kali, padroeira do povo cigano. Conheça sua poderosa história e oração

Venho hoje celebrar o dia de Santa Sarah Kali, uma deusa venerada pelos povos ciganos e por adeptos de seu culto que necessitam de fertilidade, proteção e amor. Embora não tenha sido oficialmente canonizada pela Igreja Católica, Santa Sarah cativa a cada dia mais adeptos.

imagem de santa sarah kali padroeira do povo cigano
Conheça história, oração e oferenda à Sarah Kali – Foto: Shutterstock

Santa Sarah Kali: conheça sua história

São diversas as lendas de Santa Sarah Kali, porém, todas repletas de mistérios e transmitidas por meio do povo cigano. Por mais que não haja registros que comprovem sua existência, Santa Sarah Kali é a prova viva de amor, devoção e superação.

Uma das versões mais conhecidas conta que Sara Kali teria sido uma serva das três Marias, Maria Madalena, Maria Salomé e Maria de Cleófas que segundo a tradição cristã, fugiram da perseguição religiosa e chegaram à região de Saintes-Maries-de-la-Mer, na França. Durante essa jornada, Sara teria desempenhado um papel fundamental ao ajudar as santas a atravessar o mar em um barco sem remos, rezando fervorosamente para que todos chegassem em segurança.

Relatos descrevem a santa como uma mulher de pele escura, de cabelos negros e longos, de vestes simples e sandálias, símbolo da humildade. Sua imagem é frequentemente representada com vestes azuis e um véu, simbolizando sua devoção.

Povos ciganos

Seu nome, “Sara”, remete à matriarca bíblica esposa de Abraão, enquanto “Kali” significa “negra” em sânscrito, reforçando sua identidade como uma mulher de pele escura.

Sarah Kali é adotada então pelos ciganos como padroeira, a mãe do povo da terra, dos nômades, dos exilados e das mulheres que desejam engravidar. Sua festa é celebrada em 24 de maio, quando peregrinos de diversas partes do mundo se reúnem em Saintes-Maries-de-la-Mer para homenageá-la com procissões e rituais de devoção.

No Brasil, sua veneração é forte, especialmente entre aqueles que seguem tradições espirituais ligadas à cultura cigana. Muitos acreditam que Santa Sara Kali intercede por aqueles que enfrentam dificuldades e buscam proteção e prosperidade.

Independentemente da origem exata de sua história, Santa Sara Kali continua sendo um símbolo de fé, resistência e esperança para milhares de devotos ao redor do mundo. Sua presença espiritual transcende fronteiras e culturas, unindo aqueles que acreditam em sua força e proteção.

Oferenda a Santa Sarah Kali

Esta deusa também é venerada nos templos de umbanda, onde ciganos espirituais levam sua bandeira. Suas oferendas são: pão, água, vinho tinto, frutas, grãos, trigo, leite, mel e também as velas coloridas, principalmente azul celeste e vermelho. Seus aromas são diversos, mas o incenso de rosas, canela e anis estrelado são os mais utilizados. Alguns de seus símbolos são: a ferradura (símbolo da proteção), a espada (símbolo da força), a taça (símbolo do amor), a roda (símbolo da liberdade), a moeda (símbolo da prosperidade), a coruja (símbolo da sabedoria), o trevo (símbolo da sorte) e muitos outros.

Banho para atrair a bênção

Inicialmente, acenda uma vela palito branca. Em 2 litros de água fervente, acrescente 1 colher de mel, pétalas de uma rosa vermelha, um cálice de vinho tinto, uma pitada de canela, pedaços de uma maçã e 8 anos estrelados, após acrescentar os itens, desligue o fogo e aguarde esfriar. Coe o banho e descarte o restante num vaso de planta ou árvore. Após seu banho de limpeza, jogue o banho do pescoço para baixo, seque o corpo levemente e coloque uma roupa clara. Deixe a vela queimar até o fim.

Oração a Santa Sarah Kali

Santa Sarah Kali, padroeira do povo cigano,

Olhai por mim nos momentos de dor e aflição,

Que pelas forças do fogo, não deixes faltar a fé,

Pois eternamente estará comigo,

Que pelas forças da terra, não deixes faltar o pão,

Pois eternamente estará comigo,

Que pelas forças da água, não me deixes passar sede,

Pois eternamente estará comigo,

Que pelas forças do ar, não me deixes perder na trajetória da vida,

Sei que eternamente estarás comigo, me conduzindo sempre para a mais alta estrela e me direcionando pelos caminhos da iluminação. Optchá!

Leia também:

Dicas da Benzedeira: espíritos

Como montar um defumador caseiro com ervas para energizar sua casa

Leia também