Notícias

Conheça os poderes da lavanda para tratar o corpo e a alma

Por Larissa Silva 30/04/2020 ÀS 09H52
A lavanda ajuda a aliviar a insônia e tem um grande poder antioxidante A lavanda ajuda a aliviar a insônia e tem um grande poder antioxidante - Daiga Ellaby/Unsplash

A lavanda é um elemento muito presente em produtos de beleza e em tratamentos medicinais alternativos. Todo esse sucesso se dá graças ao seu poder revigorante e à sua fragrância, que pode inclusive ajudar a combater alguns distúrbios, como a insônia e a ansiedade. Mas não para por aí! Conheça outros poderes da lavanda e saiba como fazer uso dessa planta tão estimulante.

Benefícios da lavanda para o corpo

A lavanda é muito lembrada pela sua cor e o seu característico aroma. Seu nome tem origem na palavra latina “lavare”, que significa “lavar”.

Muitos povos antigos já usavam essa planta nos seus cotidianos, por causa de seus benefícios para o corpo e para a alma. No Egito, por exemplo, o óleo essencial de lavanda era muito utilizado durante o processo de mumificação. 

Nos dias atuais, essa tão cheirosa planta é indicada para o alivio da insônia, entre outros distúrbios do sono. Para amenizar esses problemas, coloca-se, sob a fronha do travesseiro, ramos da flor ou o seu óleo essencial. Essa fragrância é capaz de relaxar o corpo, combater a irritabilidade, a ansiedade e o cansaço excessivo.

Na Aromaterapia, o óleo essencial de lavanda, além de ser um agente eficaz na redução do estresse, pode ser aplicado no tratamento para as dores de cabeça e o nervosismo.

Para realizar o tratamento ao longo do dia, não só na hora de dormir, ele pode ser aplicado sobre a pele, como nos pulsos ou no colo para ser inalado e garantir os mesmo efeitos terapêuticos de relaxamento e uma ação indutora do sono.

Poderes da lavanda para a pele

O óleo de lavanda puro ou como princípio ativo em cremes, tem poderosas ações que vão manter a sua pele jovem e com uma sensação refrescante. Essa planta contém propriedades químicas que recuperam as lesões da pele e agem como antioxidantes - substâncias importantes para a prevenção do envelhecimento precoce da pele. 

As cicatrizes e manchas podem ser atenuadas com a utilização constante do óleo de lavanda. Isso porque essa planta é rica em vitaminas e ácidos anti-inflamatórios. Esses mesmos benefícios ajudam a evitar a proliferação de bactérias e micro-organismo na pele, especialmente nas feridas.

Em geral, a lavanda é muito utilizada para acalmar a pele após depilações e exposição ao sol. Portanto, se você estiver com manchas vermelhas e irritações causadas por essas ou outras situações, passe um creme hidratante com lavanda e você verá uma melhora significativa no local.

Por outro lado, o óleo essencial de lavanda não é ideal para as peles muito sensíveis, devido a alguns componentes da planta que podem desenvolver quadros alérgicos na região em que for aplicada.

Lavanda e a alma

O aroma produzido por flores e plantas é uma ferramenta já muito utilizada em medicinas alternativas para o tratamento de enfermidades do corpo e da alma. Essas fragrâncias são capazes de despertar emoções, colaborando, assim, para o processo de cura espiritual.

Tudo isso acontece por causa do caminho que os aromas percorrem dentro do corpo. Ao inalar um perfume, a substância segue diretamente para o sistema límbico, onde está o hipotálamo, região do cérebro responsável por pensamentos e emoções. Dessa forma, impulsos neurológicos são manifestados pelo cérebro e outras áreas são atingidas e estimuladas.

O óleo essencial de lavanda provoca essa reação no organismo e seus efeitos são calmaria e paz. Seu poder ajuda no combate de sentimentos pessimistas e do desânimo, além de fortalecer o estado de espírito da pessoa. 

LEIA TAMBÉM:

01995