Notícias

Poderes da hortelã: descubra os benefícios dessa erva

Por Larissa Silva 22/04/2020 ÀS 10H29
A hortelã é muito famosa por seus chás, sucos e poderes medicinais A hortelã é muito famosa por seus chás, sucos e poderes medicinais - Foto Unsplash

A hortelã é uma das ervas mais populares no Brasil, pois está presente no preparo de chás, na decoração de pratos, em saladas, bebidas, sucos e até mesmo em cosméticos e produtos de higiene. Por ser uma planta bastante aromática, ela também é muito utilizada na aromaterapia e na produção incensos.

Se você se interessa pelo poder das ervas e dos tratamentos naturais, conheça melhor os benefícios da hortelã para a saúde do corpo e da alma e aprenda como utilizá-las em simpatias.

Benefícios da hortelã para o corpo

As folhas de hortelã são muito usadas para aliviar problemas de digestão, pois elas ajudam a reequilibrar a produção e concentração de ácido clorídrico estomacal. Também agem na produção das enzimas digestivas, fundamentais para os nutrientes do corpo.

Outra característica dessa planta é o seu poder de cicatrização da mucosa gástrica e intestinal. Assim, a hortelã pode ser usada para auxiliar no processo digestivo, na redução dos sintomas de enjoos, na diminuição de gases e na melhora da Síndrome do Intestino Irritável.

Além disso, essa planta tem ação expectorante por causa da existência de mentol em sua composição. Portanto, tosses e congestão nasal podem ser aliviadas com chá, balas ou a ingestão de folhas de hortelã.

O consumo de hortelã é bom para o corpo graças à riqueza de nutrientes da erva. Por exemplo, suas folhas contém vitamina A e vitaminas do complexo B; esse combo contribui para manutenção da pele e dos olhos, previne infecções e tem uma ação antioxidante no organismo. O sistema nervoso também é beneficiado pela hortelã, já que ela cuida do seu bom desenvolvimento.

Outras qualidades da hortelã

  • Combate bactérias na boca e protege os dentes e gengivas, melhorando o mau hálito
  • Ajuda na liberação de toxinas do sangue
  • É diurético e ajuda a eliminar resíduos corporais
  • Ajuda no sistema imunológico
  • Melhora dor de garganta
  • Alivia dores musculares
  • Alivia o estresse

Tipos de hortelã

Hortelã comum: tem folhas miúdas e bem escuras. Este tipo é facilmente encontrado em supermercados e feiras. Seu uso principal é em chás, sucos ou como tempero.

Hortelã da água: geralmente nasce à beira de córregos, poças ou brejos. Para crescer saudável, precisa de bastante água e de terra encharcada. Suas folhas crescem ao ponto de formar uma moita densa e alta.

Hortelã-pimenta: esse tipo é um cruzamento entre a hortelã comum e a de água. Suas folhas também são miúdas e escuras. Já as flores são cor de rosa ou roxo púrpura. É bastante usada em produtos medicinais e seu óleo essencial tem grande valor.

Hortelã-japonesa: também pode ser encontrada pelo nome de hortelã-brava ou hortelã-doce. Entre todas, é a que tem moitas mais rasteiras e suas flores são brancas ou rosadas. Seu uso é famoso na medicina popular.

Benefícios da hortelã para a alma

Além de curar o corpo, essa planta é poderosa contra os males do espírito. Seu efeito calmante ajuda a aliviar o estresse e o nervosismo e, por isso, ter hortelã plantada em casa afasta as brigas familiares e harmoniza o lar. 

Os ânimos de todos os moradores da residência será controlado e isso ajudará a diminuir o excesso de atitudes impulsivas. Também é uma grande fonte de sorte, dinheiro e sucesso no trabalho. Por isso, não deixe de ter um vaso de hortelã em casa e confira como usar esses poderes nas simpatias!

Simpatia para ter sorte na profissão

Coloque três folhas de arruda, três de guiné, três de hortelã e três de manjericão em um saquinho de pano e feche. Guarde na sua gaveta do trabalho e não deixe que mexam. Caso aconteça, jogue no lixo e faça outro. Lave bem as mãos após o contato com a arruda e com a guiné, pois são plantas tóxicas.

Ritual para ter a pele mais bonita

No liquidificador, bata um punhado de folhas de hortelã lavadas com três colheres (sopa) de açúcar e quatro colheres (sopa) de água até virar uma pasta. Aplique no rosto e no pescoço (evite a região dos olhos e da boca) e deixe agir por 20 minutos. Passado esse tempo, retire a mistura com água fria e passe um creme hidratante da sua preferência.

Simpatia para atrair sorte

Em um dia qualquer do período de Lua Cheia, deixe secar ao sol um ramo de hortelã, um de salsa, um de levante e um de arruda. Feito isso, retire as folhas do ramo e coloque-as dentro de um saquinho branco junto com uma figa pequena. Amarre o patuá com uma fita branca e carregue-o com você pelo tempo que achar necessário. O que sobrou dos ramos pode ser jogado no lixo. A simpatia pode ser repetida quantas vezes quiser. Lave bem as mãos após o contato com as ervas.

LEIA TAMBÉM:

01970